Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A juventude é como diamantes ao sol -- 19/02/2013 - 10:31 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É tão difícil ficar velho sem um motivo/Eu não quero perecer como um cavalo moribundo/A juventude é como diamantes ao sol/E diamantes são para sempre... Eternamente jovem, eu quero ser eternamente jovem/Você realmente quer viver eternamente?/Eternamente e sempre?
(Alphaville - Forever Young)

Poderia ser triste essa conclusão se eu não estivesse atualmente numa fase tão otimista: A gente só compreende o real significado da juventude na nossa formação quando ela já passou. Todas aquelas revoltas, bebedeiras, irresponsabilidades, danças, riscos desnecessários, música alta, roupa estranha, noites viradas, cortes de cabelo diferentes, repúblicas, baladas, excessos e exageros serviram para alguma coisa. E mais, foram necessários para quem sou hoje. O meu rito de passagem só se completou quando me casei e se não tivesse me casado continuaria na erraticidade. O meu motivo para ficar “velho” foi o casamento.
Entendi isso quando outro dia as minhas filhas me chamaram de “velho”, acho que foi uma das primeiras vezes que usaram esse adjetivo para se referir a minha pessoa. Daí fiquei pensando o que significava pra mim ter espírito jovem, essa afirmação que usamos como mantra em nossos pensamentos que serve para dizer que não importa quanto tempo passe ou quanto envelheçamos fisicamente , nossa disposição para lutar, mudar e evoluir continuará firme e atuante na nossa maneira de ser.
Mas o meu espírito jovem nada tem haver com o espírito jovem dos jovens de hoje. Eu não tatuei meu corpo, não coloquei piercing, experimentei algumas mas nunca gostei de drogas(não tem haver comigo). Minhas rebeldias também foram autopunitivas, mas escolhi o caminho da poesia, de tentar me manter o maior tempo possível longe do comum, do igual, do “todo mundo faz”, da alienação. No lugar de fazer tatuagens eu escrevi. Mesmo honestamente pensando que quando era tempo não me tatuei por respeito aos meus pais, mas especificamente a minha mãe que se sentiria muito agredida com isso.E eu nunca quis agredir ninguém moralmente.
Os Jovens sempre usaram e usam o corpo para espalhar mensagens que, às vezes, não podem (ou não têm como) ser expressas com palavras. Eu sempre tive palavras, nem sempre na boca, mas sempre as tive nas mãos.Imagino que hoje de tão comum, de tão na moda, fazer tatuagem ou colocar piercings seja quase que obrigatório para expressar a juventude.Até mesmo aos mais velhos que hoje em dia se tatuam talvez entendam que o “espírito jovem” esteja ligado a essa expressão. Não tenho nada contra tatuagem, ao contrário, as acho bonitas, as admiro, as considero atraentes, sexys, artísticas, mas como visual, como deleite voyeurístico.Não são pra mim.Mas se eu me tatuasse, não escolheria um dragão ou um tribal, eu escreveria uma frase, não sei qual.
Ficar “velho” não é tão ruim, apesar de algumas limitações físicas, o pensamento parece que voa mais alto e lá de cima as coisas são mais claras e nítidas. Imagine um pássaro, cujas asas não crescem de maneira igual.Se uma das asas for atrofiada, por mais que cresça e se fortaleça a outra asa, o pássaro não conseguirá alçar voo. A experiência é que vai moldando o crescimento dessas asas, a asa direita são os aspectos intelectuais, do conhecimento, das vivencias, do acumulo de situações pelas quais passamos, e a asa esquerda são os aspectos morais, aquilo que aprendemos como certo e errado e as escolhas que fazemos. Quando crescidas, essas duas asas nos possibilitam elevar-se a patamares mais altos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui