Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62170 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O mais humano dos ensinamentos -- 17/07/2013 - 16:53 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Porque, pra viver de verdade, a gente tem que quebrar a cara. Tem que tentar e não conseguir. Achar que vai dar e ver que não deu. Querer muito e não alcançar. Ter e perder. Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e dizer uma coisa terrível, mas que tem que ser dita. Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e ouvir uma coisa terrível, que tem que ser ouvida. A vida é incontornável. A gente perde, leva porrada, é passado pra trás, cai. Dói, ai, dói demais. Mas passa. Está vendo essa dor que agora samba no seu peito de salto agulha? Você ainda vai olhá-la no fundo dos olhos e rir da cara dela. Juro que estou falando a verdade. Eu não minto. Vai passar."
(Caio Fernando Abreu)

A dor é o mais humano dos ensinamentos. A própria condição humana nos ensina através dela, pois se a adversidade judia, a sua superação nos exalta. Mas dor e sofrimento não são a mesma coisa. Dor é física, é o fato em si, pode ser uma picada, uma pancada, uma perda, até mesmo uma rejeição. Mas é ali na hora, no momento da coisa acontecida, dura só naquela ocasião. Já o sofrimento é emocional, é nossa reação a dor, pode se arrastar, às vezes por dias, anos ou até por toda uma vida.E a diferença definitiva entre os dois foi sintetizada pela frase: *A dor é inevitável, o sofrimento é opcional .
Outra frase que contem em si uma afirmação do poder de ensinamento que a dor possui é o ditado popular: “Quando a gente não aprende pelo amor, a vida ensina pela dor.” Quando algo difícil acontece em nossas vidas é porque a lição está sendo dada. Por tratar-se de uma reação, o sofrimento reflete o desequilíbrio que se instala em nossa alma, fruto da revolta de se estar suportando uma situação adversa.
Nossa existência é um somatório de experiências, positivas e negativas. As positivas nos alegram, mas as negativas nos machucam.Não aceitamos sofrer nunca e culpa sempre é dos outras. As mágoas surgem e precisam ser perdoadas.Não foi á toa que Jesus colocou uma grande ênfase ao perdão das ofensas, porque ele sabia que só assim poderemos evitar sofrimentos profundos, para nós e os nossos companheiros de vida.Mas a nossa arrogância sempre nos impede de perdoar.
Porque o orgulho é o mais humanos dos defeitos.

*“ A frase: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional” é costumeiramente atribuída a Carlos Drummond de Andrade , mas não foi nosso grande poeta que a escreveu e sim TIM HANSEL .Tim sofreu um acidente e viveu com dores terríveis mas nunca desistiu de viver, assim escreveu: "Pain is inevitable, but misery is optional. We cannot avoid pain, but we can avoid joy." Traduzindo:
"A dor é inevitável, mas a miséria é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a alegria."

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui