Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Semana 34 – Sexta-feira -- 23/08/2013 - 09:52 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Nada nos humilha mais do que a coragem alheia”
(*Nelson Rodrigues)

Por mais que se queira ser “espiritual” o caminho não é negar a carne, mas compreender os desejos dela. A nossa carne (corpo), mesmo que apodreça e morra, também faz parte da alma (ao menos nessa orbita). É mais ou menos como prega Santo Agostinho :a consciência de que todo drama do corpo é em si um drama da alma.Ou como Freud: sexo é o centro dilacerante da alma.São nossos conflitos, e não o contrário, que nos mantém vivos e lutando.
Eu não vivo num aquário vendo televisão e me olhando no espelho o dia todo. Sim a vida cotidiana encurta o meu vôo, abrevia a minha fantasia e adia a realização dos meus sonhos. Constato hoje que para sobreviver neste mundo preciso parecer comum, vestir as mesmas roupas que todos vestem, trabalhar nos mesmos empregos que todos trabalham e rir e chorar das mesmas coisas com as quais todos se emocionam. Mas mesmo assim eu não vou assinar Eros, eu o mantenho em um lugar seguro, dentro de uma torre de marfim em algum lugar da minha consciência. Porque Eros é o meu tesão pela vida.
A essa altura eu devo estar parecendo um idiota moral, porque o meu senso do certo, de honestidade, de justiça e do bem se choca frontalmente com o senso comum que é o de ser o “esperto, de ser “o bom” e aquele que leva vantagem sobre os outros trapaceando e os passando para trás. Posso ainda não ser um sucesso neste mundo, mas durmo tranqüilo por viver de acordo com o meu coração. Cumpro minhas responsabilidades de pessoa comum mesmo elas estando em conflito com meu lado desvairado.
Por isso, você ainda vai ouvir muito não falarem de mim.

*Nelson Rodrigues nasceu 23 de agosto de 1912 e foi um dos maiores dramaturgos que o Brasil já viu, leu e encenou. O “Anjo pornográfico” desnudou a alma brasileira de maneira explicita e viceral, não apenas nos chocando, mas sobretudo nos fazendo refletir sobre o que há de mais intimo em nosso coração.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui