Usina de Letras
Usina de Letras
311 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Depoimento De Uma Portadora De Distúrbio Bipolar -- 05/02/2004 - 15:06 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Depoimento De Uma Portadora De Distúrbio Bipolar



Distúrbio bipolar , conforme a Ciência , é uma doença cujo o paciente passa por duas fases : a da euforia e a da depressão .



Meu nome é Luciana do Rocio , tenho 29 anos e sou portadora deste problema chamado distúrbio bipolar .

Desde criança eu notava que era diferente , pois era muito agitada e tinha dificuldade para aprender Matemática , enquanto que na parte de Redação , as professoras me achavam surpreendente .

O problema é que nas aulas expositivas , eu vivia criando imagens do que as professoras falavam , isto sempre me ajudava em matérias da Área de Humanas , mas me confundia na parte de Ciências Exatas .

Com 5 anos , eu já fazia repentes poéticos e algumas pessoas se espantavam com isto.Teve gente que até chegou a dizer que eu incorporava espíritos .

Sempre me meti em brigas na escola , e com 7 anos fui parar num consultório de uma psicóloga , ela falou que eu tinha distúrbio de aprendizagem .

Em minha vida inteira , sempre tive duas fases : uma de euforia e a outra de tristeza .

Mas , foi com 25 anos , que descobri que tinha uma doença chamada distúrbio bipolar .

Assim , conclui que eu tinha facilidade para escrever , porque devido a minha doença , eu possuia o meu lado direito mais evoluido , que aparecia mais na minha fase de euforia . Também percebi que a escrita servia para sublimar tanto a minha fase de euforia quanto a minha fase de depressão .

Por tudo isto , é essencial que uma pessoa com distúrbio bipolar se dedique a alguma forma de arte . Pois , ela serve para canalizar a parte ruim da doença .

A maioria dos grandes artistas sempre sofreu com o distúrbio bipolar . Exemplos : Van Gohg ; Jim Morrisom ; Machado de Assis ( que também era epilético ) ; Kurt Cobain ; Lima Barreto ; Salvador Dali ; Picasso ; Mozart ; Chopin ; etc.

Espero que este depoimento ajude : os portadores de distúrbio bipolar , os familiares destes doentes e os estudantes da área de Saúde .



Luciana do Rocio Mallon .

Fadapoesia@yahoo.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui