Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Lenda da Piripirioca -- 04/03/2023 - 11:31 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

     Lenda da Piripirioca

Aroldo Arão de Medeiros

     A tribo Manaó vivia na brenha, lugar fascinante da floresta amazônica. A tribo era conhecida por ter somente cunhãs-porangas. Certo dia um índio estranho pescava no lago próximo à tribo. Era Piripari, apanhando jaraquis.
     Quando o bando de cunhãs da tribo Manau o avistou, elas arrudearam-se dele para tentar conhecê-lo melhor. Uma delas falou:
     - De que terra vens, ó caboco bonito? Tu és lindo feito a manhã.
     Piripari não as olhou, mas uma das índias, enxerida, botou a mão no ombro dele. Mal a mão tocou o moço, ficou toda perfumada. As cunhãs ficaram maravilhadas.

     - Moço, conta para nós qual é o teu segredo. Se não contares, o levaremos preso para nossa oca.
     Mas, ele apenas gritou, aperreado:
     - Meu nome é Piripari! 
     Ao gritar, ele pulou avexado no rio, e na linha de pescar levava três mulheres jovenhs.
     As outras moças, arriadas, pediam para ele se
não pegar o beco.
     - Piripari, não vás, somos amigas e te queremos bem.
     Elas esperaram por muito tempo que ele voltasse. Sentaram-se na praia e aguardaram longamente pelo moço.
     No entanto, Piripari não retornou. Apenas o seu cheiro ficara no vento, um aroma embriagador que envolvia toda a floresta.
     Na baixa-da-égua, Piripari libertou as moças presas à linha de pesca. Ele disse a elas:
     - Não queiram pensar no meu amor. Ainda não é meu tempo de amar, não me esperem mais, cunhatains manauaras.
     Apaixonadas, as cunhatãs permaneceram inconsoláveis na espera.
     Depois de muito tempo, vendo a capionga das cunjãs, apareceu na tribo um jovem feiticeiro chamado Supi. Querendo ajudar as moças, ele disse:
     - Se o cabelo de vocês tocar Piripari, ele ficará preso. Quando a lua cheia vier, vão até a praia onde ele costuma estar e cada uma leve na mão um fio de cabelo para amarrá-lo.
     No dia marcado, as moças bonitas foram para o rio. Elas viram Supi pescando. Supi puxou a linha e tirou um peixe. Ele enterrou o peixe na areia. A lua subia bem alto. Elas notaram que o peixe virava Piripari.
     As mulheres jovens e mestiças, só pastorando, com os fios de seus cabelos amarraram Piripari. Elas vibravam de contentes.
     Enquanto elas o amarravam, ele olhava para o céu e cantava uma linda cantiga, mas não se mexia. Elas então se queixaram a Supi:
     - Nós o prendemos, mas ele nem se deu conta!
     O feiticeiro tratou de tranquilizá-las:
     - Enquanto ele está cantando a alma dele passeia pelo céu, entre as estrelas. Não toquem no corpo dele, deixem ele ficar no canto, do contrário ele desperta e a alma ficará no céu. Logo que ele despertar, podem levá-lo para casa.
     No entanto, Piripari demorava a acordar. As meninas, perderam a paciência e clamaram:
     - Bora, acorda, Piripari.
     Puraê, uma das garotas, chegou a tocar no ombro num gesto muito impaciente.
     Nesse momento, Piripari se calou e a lua se tornou escura. Soprou forte um vento frio e as cunhãs caíram em sono profundo.
     Quando as bem-apessoadas cunhãs acordaram, no mesmo local onde haviam deixado o corpo de Piripari havia uma pequena planta, uma plantinha apenas, mas de um perfume de respeite!
     Supi se aproximou:
     - Me escutem, cunhanhãs manauenses. Quem quiser cheiro de encanto, use no banho esta planta que desde hoje passará a se chamar piripirioca, a planta que nasceu de piripiri.
     E Puraê, a cunhã mais cabrunquenta, de castigo, caiu nos braços de um sapo cururu gigante.
     As outras mulheres, bem tristonhas, voltaram para as suas casas. Nunca mais Piripari foi visto à beira do rio, nem o escutaram cantar uma cantiga. Até hoje as sinceras da Amazônia usam a planta cheirosa para conquistar os moços.

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 63 vezesFale com o autor