Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DM -- 31/07/2023 - 14:14 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

                DM

Aroldo Arão de Medeiros

        Já vi que algumas siglas têm significado especial, como DNA e PVC. Segundo a cultura popular, DNA é Data de Nascimento Avançada e PVC é a Porcaria (para não usar palavrão) da Velhice Chegando. Ambas estão associadas ao peso dos anos, coisa que a maioria dos homens não admite, oxalá as mulheres.

        Ao bater papo com peões de uma empreiteira, eles falaram que o Berto, o Mineiro e outros que eu não conhecia, eram DM. Fiquei a imaginar o que significava aquilo e não conseguia ligar as letras a algo que decifrasse minha dúvida. Não me contive e perguntei qual a significação dessas letras. Qual não foi minha surpresa com a resposta:

        - DM é dinheiro morto, ou seja pessoas que não merecem o salário que recebem.

        Pensei cá com meus botões: Berto e Mineiro são mesmo DM e dão motivos suficientes para serem assim alcunhados. Berto foi contratado para ser encarregado de turma, mas como dizem os peões, “seria um bom servente.” Quem lhe garante o bom salário é o seu irmão que é o mandachuva da firma. Já Mineiro não é parente do chef-mor, mas é amigo de longa data, e este, além de dar abrigo a ele, também aguenta qualquer besteira que seu filho, Batista, fizer,

        Analisando os fatos, pude perceber que todos nós estamos rodados de DM e que no Brasil não se pode dar murro em ponta de faca, pois o sistema e a cultura não nos deixam corrigir a situação. Na empresa em que trabalho existem dois sujeitos que são dinheiro morto e até enterrado de tanto não fazerem nada para merecer o ordenado. Antônio e Chico são ambos engenheiros: um não faz nada e o outro o ajuda.

        Antônio coloca a desculpa de sua improdutividade na depressão atestada pelos médicos. O problema é que tira vaga de alguém que quer trabalhar, produzir e sustentar família. Finalmente parece que vai se aposentar por invalidez e abrirá uma vaga na imensa concorrência.

        Chico fica o dia todo traduzindo alemão. Esquece que é bem brasileiro, não almeja conhecer aquele país e já está em fim de carreira para lecionar ou servir de tradutor. Tem o melhor salário de todo o departamento, porque é o mais velho e o numerário é distribuído não por competência e sim por tempo de empresa. O que os garante na corporação e lhes dá toda mordomia é a “garantia de emprego”, que foi conseguida na luta de quem trabalha e faz jus ao salário auferido. Para não ficar só nessa teoria, vale lembrar que Antônio veio com uma turma de seu estado e que não sei se por competência ou política pegaram os melhores cargos, chegando até a diretores.

        Quem dá guarida ao Chico é seu irmão que, além de ex-funcionário foi vereador e tem força política na empresa.

        Voltando às entidades que prestam serviços terceirizados, atacaremos agora de Gildemar. Ele é encarregado geral e seu salário é maior que de outros que tem a mesma função e ainda, lhe dão um banho de competência. Gildemar, no trabalho servia para levar marmita para os peões no campo, mas o ordenado sempre estava em dia. O que leva a crer que quem o assegurava, era o chefe de recursos humanos que devia “levar o seu” para defende-lo tanto e garantir o emprego deste qualquer que fosse a situação.

        Como derradeiro exemplo chegamos ao Gonzaga. Sua serventia, garantir o bom andamento do canteiro de obras, cuidando da cantina, do escritório, das admissões, demissões e permanência dos empregados. Coitado do Gonzaga, em toda saída que dá do escritório passa num boteco e toma um copinho de pinga. No computador é um zero à esquerda e quem garante o bom andamento é uma auxiliar que ele contratou. Em certa obra recebeu o apelido de “Boi Ralado” porque só servia carne moída, Deixemos, porém, seus predicados negativos e diremos quem alimenta o emprego. Seu irmão é diretor e, apesar da vergonha que passa, não o deixa desempregado e ainda lhe dá asilo em sua residência.

        Cega de fofoca e eu torço para não ser chamado do DM. Quer ser reconhecido como DV (Dinheiro Vivo), e ser lembrado como alguém que, por menor que seja afração, contribuiu para o progresso desse imenso Brasil

 

 

 

       

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 53 vezesFale com o autor