Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA PALAVRA SOBRE O TERRORRISMO -- 12/03/2004 - 20:29 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UMA PALAVRA SOBRE O TERRORRISMO


0000FF”> Os ataques terroristas são uma forma dos responsáveis mostrar não existe governo capaz de garantir a segurança da população. Ao contrário do que muitos pensam, os ataques terroristas como os que aconteceram nos Estados Unidos e na Espanha não tem como objetivo conquistar a simpatia da população. Até mesmo porque as maiores vítimas são a própria população.

Existe uma grande diferença quando um grupo resolve executar atentados contra autoridades e órgãos governamentais. Neste caso, é bem claro que o objetivo é desestabilizar o governo e mostrar que este mesmo governo é fraco o bastante para evitar que possam executar tais atos. Além disso, existe o desejo assumir o poder de uma região ou país. É o caso por exemplo dos grupos terroristas palestinos que lutam por um estado independente, do IRA na Irlanda do Norte que quer a independência da Inglaterra, os grupos que agem na Caxemira, e até mesmo do ETA que quer a independência da Espanha.

Quando um grupo terrorista resolve fazer ataques terroristas como os de 11 de setembro e o que aconteceu em Madri, seus objetivos são outros: querem simplesmente se vingar de uma nação por atos praticados por seus governos contra tais grupos ou contra o povo a que representam. Neste caso, podemos incluir a rede Al-Quaeda – a rede terrorista mais temida do mundo – e os grupos leais ao antigo regime iraquiano. Quais os objetivos desses grupos? Conquistar a independência dos povos aos quais dizem representar? Claro que não! Querem simplesmente a vingança. E para alcançá-la são capazes de causar sofrimento ao seu próprio povo.

Talvez os ataques ocorrido em Madri sejam obra o ETA, mas é pouco provável. Um ataque nessas proporções, contra tantos alvos civis não contribuiriam em nada para a causa a que defendem. Pelo contrário, só fariam ficar mais desacreditados e mais odiados pela população. O governo espanhol pode até está tentando tirar proveito da situação ao acusar o ETA como responsável pelos ataques, mas as investigações apontaram para outros rumos.

De uma coisa porém podemos ter toda a certeza: o mundo continua cada vez mais inseguro após o fim da guerra fria. Saímos de casa, mas não temos mais a certeza se vamos retornar.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui