Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Réveillon. New Year`s Eve. Saint-Sylvestre. Hogmanay. -- 15/01/2009 - 11:02 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Clic aqui:Lei da Atração

texto























"RÉVEILLON"
"Réveillon" é a festa em que se celebra a passagem do ano velho para o ano novo.
Toda passagem tem como componentes: morte, esperança e renascimento. Minha vida só existe verdadeiramente quando tenho consciência da simultaneidade de minhas passagens. No momento, constato várias passagens que acontecem ao mesmo tempo comigo, quer na área psicológica, na fisiológica, na econômica, no emprego... Para suportarmos o autoritarismo, devemos ter consciência dessa simultaneidade.
Vejo que a espera de cada passagem exige de mim precauções. Associo a tais precauções, como resultado de leitura recente, o exercício de algumas habilidades: observação, concentração, percepção, recordação, análise e síntese, formulação de hipóteses, verificação de hipóteses, prontidão para escolher.
O próprio uso dessas habilidades, até aqui, tem-se caracterizado como uma passagem (antes da terapia, agora e depois da terapia). Vejo que minha espera, a respeito do pleno emprego dessas habilidades, somente agora toma um grau maior de consciência. Exercitando-as, poderei me aproximar bem mais da realidade; farei melhores antecipações. É condição básica para que eu possa sair de uma postura conservadora.
Durante cada espera quero observar-me melhor, quero sorrir melhor ao dizer adeus às minhas maranhas, e quero calibrar-me melhor para ver as minhas possibilidades de renascimento. Minha espera por uma nova posição no trabalho, por exemplo, implica em observar melhor o que ambiciono e o que interessa à Empresa, entre o que pretendo e o que realmente pensa o meu superior, a quem caberá a decisão final.
Durante cada espera quero concentrar-me melhor, isto é, focalizar minha energia mental no que for mais importante para mim e nos meios de alcançá-lo. Minha espera por uma saúde melhor, por exemplo, implica num plano específico que me ajude a ficar livre de uma dependência dos cigarros, a fazer exercícios físicos e consultas médicas. Concentrar-me nesse plano é fundamental para uma saúde nova.
Durante cada espera quero melhorar a qualidade de minha percepção, estar mais presente na situação. Quero perceber melhor os sentimentos alheios, ser capaz de intuir, em lugar de ter visões superficiais e vazias a respeito das pessoas. Por exemplo, minha espera por uma baixa na terapia implica em compreender as situações que são expostas, com profundidade, sem esquecer de enfocar a extensão de cada situação.
Durante cada espera quero recordar melhor, resgatar os aspectos positivos, em lugar de contemplar somente os negativos de cada situação de morte. Quero esforçar-me por recordar como as coisas chegaram a esse impasse, com graça, visão e compreensão. Minha espera por uma viagem de férias com minha mulher, por exemplo, implica em recordar que as viagens que fizemos juntos, desde quando nos casamos, nos propiciaram (momentos ou) esperas menos angustiantes que as que nos obrigaram a ficar em casa.
Durante cada espera quero analisar e sintetizar minhas observações, de modo mais profundo e consciente. Quero analisar cada problema, decompondo-o e colocando todos na ordem que me favoreça analisá-lo melhor. Do mesmo modo, quero reuni-los novamente, refletir sobre eles e sobre o que me faz sentir mais vivo, sobre o que a vida significa para mim e sobre o modo que encontrarei para viver de acordo com esse significado. É o que pretendo fazer com os elementos deste relatório que, por si só, gera espera.
Durante cada espera quero formular hipóteses sobre os futuros rumos de ação, isto é, sobre meus renascimentos. Quero também, verificá-las. Ainda que venham a ser hipóteses de circunstâncias das mais negativas, estarei moralmente pronto para pagar o preço pelos valores em que acredito. Em minha espera no trabalho, por exemplo, se couber o desemprego, verei a possibilidade de um negócio autônomo, o que deverá levar em conta minhas experiências e uma verificação, através de perguntas a outras pessoas que já o fizeram, às pessoas que me são caras e ao mercado.
Por último, em cada espera quero estar pronto para escolher bem. E este “estar pronto” significa para mim que estar consciente de cada espera não implica no exercício segmentado dessas habilidades mas, sim, que elas sucedam de um modo circular, dando forma aos meus objetivos de modo gradual e que elas só param de ocorrer quando finda cada espera, ou seja, quando vem o renascimento.
Quero enfim, estar consciente de cada espera, certo de que o novo de amanhã será o início de uma nova morte, de uma nova espera, de um novo renascimento. Que cada espera seja como uma flor desenvolvendo-se, apesar dos ventos e das tempestades, certa de sua passagem, e pronta a contribuir para o renascimento de nova flor, sem ignorar os espinhos que a rodeiam.
Esperança sou eu ? Afinal tenho a sensação de estar descobrindo algo óbvio? Não sou alguém que aguarda a graça de uma força exterior, mas sim, o que trabalha a passagem com coragem, determinação, reflexão, liberdade, e criatividade. A Divina Providência entrará com sua luz para definir os limites e a clareza de cada passagem. E, por mera coincidência, por acaso, a Divina Providência iluminou meus pais: fui batizado e registrado como Elpídio (Do gr. “Elpidós = Esperança).
***
En Brasil, la Nochevieja, o San-Sylvestre, Hogmanay, el réveillon, es la fiesta para celebrar el pasaje del año viejo para el nuevo año.
Cada pasaje tiene como componentes: muerte, esperanza y renacimiento. Su vida sólo existe de verdad cuando usted está despierto a la simultaneidad de suyos pasajes. En el momento, yo verifico varios pasajes que pasan al mismo tiempo en mí, sea en la área psicológica, o fisiológica, sea en la económica, en el trabajo... para apoyar el autoritarismo, nosotros debemos tener conciencia de esa simultaneidad.
Yo veo que la espera de cada pasaje me exige precauciones. Yo asocio a tales precauciones el ejercicio de algunas habilidades, como resultado de reciente lectura: observación, concentración, percepción, memoria, análisis y síntesis, formulación de hipótesis, comprobación de hipótesis, prontitud para escoger.
El propio uso de esas habilidades, hasta aquí, ha estado caracterizando como un pasaje (antes de la terapia, ahora y después de la terapia). Yo veo que mi espera, con respecto a la aplicación llena de esas habilidades, sólo ahora toma un grado más grande de conciencia. Ejerciéndolas, yo puedo acercarme mucho más de la realidad; yo puedo hacer bien las anticipaciones. Es la condición básica para que todos podamos dejar una postura conservadora.
Durante cada espera yo quiero observarme bien, quiero sonreír mejor al decir adiós a mis marañas, y quiero calibrarme bien para ver mis posibilidades de renacimiento. Mi espera para una nueva posición en el trabajo, por ejemplo, implica observar mejor que lo que ambiciono y lo que interesa a la Compañía, entre lo que yo pienso y lo que realmente piensa mi superior, a quién caberá la decisión final.
Durante cada espera quiero concentrarmeme mejor, es decir, enfocar mi energía mental en lo más importante para mí y en los medios de alcanzarlo. Mi espera por una salud buena, por ejemplo, implica en un plan específico que me ayude a quedar libre de una dependencia de los cigarros, a hacer ejercicios físicos y consultaciones médicas. Concentrarme en ese plan es fundamental para recuperar mi salud.
Durante cada espera yo quiero mejorar la calidad de mi percepción, estar más presente en la situación. Quiero notar mejor los sentimientos ajenos, ser capaz de intuir, en lugar de tener visiones superficiales y vacías con respecto a las personas. Por ejemplo, mi espera por dejar la terapia implica entendier las situaciones que son expuestas con profundidad, sin olvidarme de bién delimitar cada situación.
Durante cada espera quiero recordar mejor, resgatar los aspectos positivos, en lugar de recorrer apenas los negativos de cada situación de muerte. Yo quiero hacer un esfuerzo por recordar con gracia, visión y comprensión, como las cosas llegaron a ese callejón sin salida. Mi espera por un viaje de vacaciones con mi esposa, por ejemplo, implica recordar que los viajes que nosotros hicimos juntos, desde cuando nosotros nos casamos, nos propiciaron (momentos o) esperas menos penosas que los que nos obligó a quedar en casa.
Durante cada espera quiero analizar y sintetizar mis observaciones, de una manera más profunda y consciente. Quiero analizar cada problema, mientras descomponiéndolos y poniendo todos en el orden que me favorezca analizarlos mejor. De la misma manera, yo quiero recogerlos de nuevo, refletir sobre ellos y sobre lo que me hace sentir más vivo, sobre lo que la vida significa para mí y como viviré de acuerdo con su significado. Es lo que quiero hacer con los elementos de este relato, que, solo, genera espera.
Durante cada espera quiero formular hipótesis sobre las futuras direcciones de acción, es decir, sobre mis renacimientos. También quiero para verificarlas. Aunque ellas vienen a ser hipótesis de circunstancias las más negativas, estaré moralmente listo para pagar el precio de los valores en que yo creo. En mi espera en el trabajo, por ejemplo, si el desempleo encajar, veré la posibilidad de un negocio autónomo, consideraré mis experiencias y mis verificaciones, a través de preguntas a otras personas que ya lo hicieron, a las personas que yo aprecio y al mercado.
Último, en cada espera quiero estar listo para escoger bien. Y eso "estar listo" significa para mí estar consciente de cada espera no implica en el ejercicio segmentado de esas habilidades pero, sí, que ellas pasen de una manera circular, mientras dando forma a mis objetivos gradualmente, y que ellas sólo paran de ocurrir cuando fina la espera, en otros términos, cuando viene el renacimiento.
Quiero, finalmente, estar consciente de cada espera, cierto que el nuevo de mañana será el principio de una nueva muerte, de una nueva espera, , de un nuevo renacimiento. Que cada espera puede sea como una flor que crece, a pesar de vientos y tormentas, cierta de su pasaje, y lista para contribuir para el renacimiento de nueva flor, sin ignorar las espinas que la rodean.
¿Esperanza soy yo? ¿Después de todo yo tengo la sensación de estar descubriendo algo obvio? Yo no soy alguien que espera la gracia de una fuerza externa, pero, yo soy una persona que trabaja cada pasaje con valor, determinación, reflexión, libertad, y creatividad. La Providencia Divina entrará con Su Luz para definir los límites y la claridad de cada pasaje. Y, para la coincidencia no más, por casualidad, la Providencia Divina iluminó a mis padres: Yo fui bautizado y registrado como Elpídio (Del gr. "Elpidós = Esperanza).
Saludos a el Arcángel Gabriel, el arauto de las buenas nuevas!
***
In Brasil, the New Year´s Eve, or Saint-Sylvestre, Hogmanay, réveillon, is the party to celebrate the passage of the old year for the new year.
Every passage has as components: death, gives self-hope and renaissance. Your life only exists truly when you are awake to the simultaneity of yours passages. In the moment, I verify several passages that happen on me at the same time, wether the psychological area, or the physiologic, wether the economical, or the job... In order to support the authoritarianism, we must to have conscience of that simultaneity.
I see that the wait of each passage that happens on me demands me precautions. I associate to such precautions the exercise of some abilities, as a result of recent reading: observation, concentration, perception, memory, analysis and synthesis, formulation of hypotheses, verification of hypotheses, readiness to choose.
The own use of those abilities, until here, it has been characterizing as a passage (before the therapy, now and after the therapy). I See that my wait, regarding the full job of those abilities, only now it takes a larger degree of conscience. Exercising them, I can approach much more of the reality; I will can make better anticipations. It is basic condition so that everyone can leave a conservative posture.
During each wait I want to observe me better, I want to smile better to the saying good-bye to my entangles, and I want to gage me better to see my renaissance possibilities. My wait for a new position in the work, for instance, implicates in observing better than ambition and what interests to the Company, among what I intend and what really thinks my superior, to who the final decision will fall.
During each wait I want to concentrate me better, that is, to focus my mental energy in the more important for me and in the means of reaching it. My wait for a better health, for instance, implicates in a specific plan that it helps me to be free from a dependence of the cigarettes, to do physical exercises and medical consultations. To ponder in that plan is fundamental for a new health.
During each wait I want to improve the quality of my perception, being more present in the situation. I want to notice the strange feelings better, to be capable to intuit, instead of having superficial and empty visions regarding the people. For instance, my wait for a therapy dropout implicates in understanding the situations that are exposed, with depth, without forgetting of focusing the extension of each situation.
During each wait I want to remember better, including the positive aspects, instead of contemplating only the negatives of each death situation. I want to make an effort for remembering as the things arrived to that impasse, with grace, vision and understanding. My wait for a trip of vacations with my wife, for instance, implicates in remembering that the trips that we did together, from when we got married, they had, or better, they propitiated (moments or) waits less distressing than the ones that forced us to be home.
During each wait I want to analyze and to synthesize my observations, in a deeper and conscious way. I want to analyze each problem, decomposing them and putting all in the order that well favor me to analyze them. In the same way, I want to gather them again, thinking about them and on the one that does me feel more alive, on the one that the life means for me and on the way that I will find to live in agreement with that meaning. It is what intend to do with the elements of this report that, by itself, it generates wait.
During each wait I want to formulate hypotheses on the futures action directions, that is, about my renaissances. I also want, to verify them. Although they come to be hypotheses of circumstances the more negatives, I will be morally ready to pay the price for the values that I believe. In my wait in the work, for instance, if the unemployment fits, I will go for the exam of the possibility of an autonomous business, one that regards my experiences and a verification, through questions to other people that already made it, to the people that I appreciate and to the market.
Last, in each wait I want to be ready to choose well. And this “to be ready” it means for me that to be conscious of each wait doesn´t implicate in the segmented exercise of those abilities but, yes, that they happen in a circular way, giving form to my objectives in a gradual way and that they only stop happening when the end of the wait comes, in other words, when the renaissance of the new comes.
I want finally, to be conscious of each wait, certain that the new of tomorrow will be the beginning of a new death, of a new wait, of a new renaissance. That each wait can be as a flower growing, in spite of winds and storms, right of her passage, and ready to contribute for the rebirth of new flower, without ignoring the thorns that surround her.
Am I hope? After all do I have the sensation of being discovering something obvious? I am not somebody that awaits the grace of an external force, but, I am a person that works each passage with courage, determination, reflection, freedom, and creativity. The Divine Providence will enter with Her Light to define the limits and the clarity of each passage. And, for mere coincidence, by chance, the Divine Providence illuminated my parents: I was baptized and registered like Elpídio (Of the gr. “Elpidós = it gives self-hope).
***


















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1184 vezesFale com o autor