Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Projeto Anjos da Cidadania e Voluntariado(Corrigido) -- 21/10/2016 - 19:30 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Projeto Anjos da Cidadania e Voluntariado
Serviço voluntário é uma atividade, sem remuneração em dinheiro, que alguém realiza de livre e espontânea vontade para melhorar a vida de outras pessoas. Porém isto é apenas uma mera definição. Pois o serviço voluntário causa benefícios físicos e mentais tanto para quem pratica quanto para quem recebe.
Conforme psicólogos e psiquiatras, quando um ser humano exerce uma tarefa voluntária, fora da agenda do seu serviço habitual, o seu corpo produz substâncias chamadas endorfina e oxitocina que ajudam a relaxar gerando prazer e combatendo o estresse. Sem falar que alguém, quando exerce o seu serviço voluntário, pode fazer marketing dos produtos que ele mesmo produz no comércio gerando desta forma uma propaganda positiva para a própria empresa.
Em Curitiba e Região Metropolitana há várias ONGs e instituições onde é possível exercer atividades caritativas. Em particular, eu recomendo o Projeto Anjos da Cidadania porque leva cultura para crianças carentes, de uma vila humilde, da cidade chamada Fazenda Rio Grande.
Durante um período conturbado de sua vida, a autônoma Adriana Paula sonhou em um lugar onde as crianças exerciam atividades lúdicas e ao mesmo tempo instrutivas. Primeiro, ela pensou em uma Gibiteca, já que muitos pequenos aprendem a escrever a partir deste tipo de leitura. Mas depois esta moça refletiu que as crianças precisavam muito mais do que revistas. Afinal os pequenos necessitam de cuidados, quando não estão na escola, e de atividades como: Dança, Música, Artes Plásticas e Esportes.
Um dia Adriana entrou em contato comigo e me falou sobre suas ideias. Assim, como conheço várias pessoas talentosas, indiquei voluntários para seu projeto, nesta lita estão, como exemplos: o escritor Alvaro Posselt, a terapeuta Rebeka Moraes, o músico Fábio George Oiveira, a esportista Rosana Siqueira, a poetisa Arlete Klens, a militante Goreti Bússolo, a escritora Arlete Penter e os músicos da banda Rockaville. Este projeto no início se chamou Anjos da Leitura. Mas, depois mudou seu nome para Anjos da Cidadania porque as atividades não se resumem a apenas leitura. Afinal lá as crianças tem atividades gratuitas, também, de Capoeira, Música, Artes Plásticas, Economia, Empreendedorismo, Dança, etc.
Este tipo de projeto é excelente porque tira os menores da rua, aos finais de semana, impedindo que eles sejam vítimas da violência e das drogas. Além de ser um espaço para a descoberta de novos talentos. Afinal muitos artistas de talento foram descobertos em projetos sociais.
Veja a entrevista que a fundadora do projeto cedeu ao professor Alexandre Oliveira:
1 – Como surgiu o Projeto Anjos da Cidadania?
Surgiu com ideia de uma gibiteca, mas vi que as crianças precisavam mais do que uma gibiteca, foi quando conheci escritora Luciana do Rocio Mallon que ajudou indicando voluntários.

2- Como funciona o projeto Anjos da Cidadania?

Todos os sábados o projeto realiza oficinas de artesanato, musica, capoeira e outras atividades das 9 da manhã às 17 horas.

3 – Como você consegue voluntários para o Projeto Anjos da Cidadania ?
A escritora Luciana me indica vários voluntários e onde convivo tem uns voluntários que se tornaram fixos que todos os sábados estão ali dando aula e também convidei uns amigos meus que também ajudam no projeto.

4- Quais tipos de atividades o Projeto Anjos da Cidadania oferece?
Oferecemos várias atividades, como : violão, artesanato, gibiteca, contadores de histórias, aulas de hai-cai ,capoeira, psicólogos, terapeuta, palestras e desenhos. Sem falar que a banda Rockaville do Eduardo Mattos Laurindo sempre vem alegrar as crianças.

5 – Qual é o endereço do Projeto Anjos da Cidadania ?
Rua Paulo Leminski, no ginásio de esportes do Jardim Veneza, na Fazenda Rio Grande.

Portanto, se você gostaria de colaborar com a sua Arte, com doações de objetos, ou, alimentos, entre em contato com o Projeto Anjos da Cidadania:
Whats: 97159371
https://www.facebook.com/AnjosDaCidadania/?fref=ts
Luciana do Rocio Mallon






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui