Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
131 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56604 )
Cartas ( 21127)
Contos (12502)
Cordel (9854)
Crônicas (21849)
Discursos (3121)
Ensaios - (9995)
Erótico (13199)
Frases (41604)
Humor (17730)
Infantil (3604)
Infanto Juvenil (2328)
Letras de Música (5448)
Peça de Teatro (1312)
Poesias (137016)
Redação (2886)
Roteiro de Filme ou Novela (1049)
Teses / Monologos (2381)
Textos Jurídicos (1917)
Textos Religiosos/Sermões (4496)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Cartas-->Carta a Kleber -- 21/08/2018 - 17:44 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Caro Kleber,

Pensei nisso 08 anos atrás.
Aposentei do BB aos 50 anos quando era Gerente de uma grande agência (estressante). Fiz o concurso para o Banco da Amazônia, onde fiquei 6 anos e há 1 ano estou de volta o BB. Porém, depois da aposentadoria só fui operativo, caixa executivo e supervisor, funções estas que me mantêm em atividade, mas com baixo nível de estresse. A saúde vai muito bem, obrigado.
TFA.`.
Tarciso.
Luiz TARCISO Coelho Bezerra
garimpo@uol.com.br
Visite:
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=garimpo
http://tarcisocoelho.blogspot.com/
http://garimpo.blig.ig.com.br/
http://www.garimpodesabedoria.cjb.net/
http://sites.uol.com.br/garimpo/
"O respeito a si, aos outros e à Natureza é a forma de cidadania de maior singeleza".
________________________________________
Em 26/04/2012 12:25, kleber < kleber_alvares@yahoo.com.br > escreveu:
Para quem, como eu, já está bem próximo.
Prestem atenção nas tabelas e vejam se vale a pena continuar.
PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE, APÓS APOSENTADOS, PRECISARAM VOLTAR AO BATENTE.
Veja que não é bom esperar muito:

Longevidade e idade de aposentadoria.
Os fundos de pensão em muitas grandes empresas (por exemplo, a Boeing, Lockheed Martin, a AT & T, Lucent Technologies, etc) foram beneficiados, porque muitos que se aposentaram tarde e que continuaram trabalhando em sua velhice, dormindo tarde, após a idade de 65, morreram dois anos após a sua aposentadoria. Em outras palavras, muitos destes aposentados não viveram tempo suficiente para receber em benefícios as suas contribuições ao fundo de pensão, de tal forma que deixaram um superávit financeiro não utilizado nos fundos de pensão, para financiamento de terceiros.


O Dr. Efrém (Siao Chung) Cheng coletou resultados importantes no quadro 1 a partir de um estudo atuarial da expectativa de vida versus a idade de aposentadoria. O estudo foi baseado no número de cheques de pensão enviados aos aposentados da Boeing Aerospace

Tabela 1 - Estudo Atuarial do tempo de vida versus a idade de aposentadoria

Idade
na Aposentadoria Idade mediana
dos óbitos
49.9 86
51.2 85.3
52.5 84.6
53.8 83.9
55.1 83.2
56.4 82.5
57.2 81.4
58.3 80
59.2 78.5
60.1 76.8
61 74.5
62.1 71.8
63.1 69.3
64.1 67.9
65.2 66.8


A Tabela 1 indica que para os reformados com a idade de 50 anos, sua expectativa de vida média é de 86, e que para os reformados com a idade de 65 anos, sua expectativa de vida média é de apenas 66,8. Uma conclusão importante deste estudo é que a cada ano se trabalha para além dos 55 anos, perde-se 2 anos de vida útil, em média.

A experiência Boeing é que os funcionários se aposentando em 65 anos de idade recebem cheques de pensão para apenas 18 meses, em média, antes da morte. Da mesma forma, a experiência Lockheed é que os funcionários que se aposentaram com 65 anos de idade recebem cheques de pensão por apenas 17 meses, em média, antes da morte.


O Dr. David T. Chai indicou que na Bell Labs a experiência é similar às da Boeing e Lockheed, baseada na observação casual do Newsletters de aposentados da Bell Lab. Um aposentado da Ford Motor disse ao Dr. Paul Lin Tien-Ho que a experiência da Ford Motor também é semelhante aos dos Boeing e Lockheed.

As estatísticas mostradas no Seminário de Pré-Aposentadoria na Telcordia (Bellcore) indicam que a idade média de aposentadoria de seus empregados começa a partir de 57 anos e que as pessoas que se aposentam na idade de 65 anos ou mais são minoria em comparação aos demais.

Os que trabalham até tarde, provavelmente, colocam muito estresse no envelhecimento do corpo e da mente, de tal forma que eles desenvolvem vários problemas de saúde graves e morrem dentro de dois anos depois que se aposentam.

Por outro lado, pessoas que tomam aposentadorias precoces na idade de 55 tendem a viver muito e bem em seus anos 80 e além. Estes aposentados anteriormente provavelmente são ou de situação financeira estável ou com maior capacidade de planejar e gerir outros aspectos de sua vida, saúde e carreira, de tal forma que eles podem dar ao luxo de se aposentar mais cedo e confortável.

Estes aposentados precoces não estão realmente em marcha lenta, mas continuam fazendo algum trabalho. A diferença é que eles têm o luxo de escolher os tipos de trabalho de tempo parcial e o fazem num ritmo mais prazeroso, para que não fiquem muito estressados.

Os que se aposentam muito tarde são em pequeno número e tendem a morrer rapidamente após a aposentadoria. Eles são minoria na estatística de expectativa de vida média da população de "velhos", dominada pelos que se aposentam mais cedo.

A maioria dos japoneses se aposenta com a idade de 60 anos ou menos e isto pode ser um dos fatores que contribuem para o longo período médio de vida do povo idoso japonês.

4. Conclusão e Recomendações

O melhor período criativo e inovador da vida profissional é a partir da idade de 32 e dura aproximadamente 10 anos. Planeje sua carreira para usar esse período precioso, sábia e eficazmente, para produzir suas maiores realizações na vida.

O ritmo de inovações e avanços da tecnologia está ficando cada vez mais rápido e está forçando todos a competir ferozmente com a velocidade da informação na Internet. O local de trabalho, altamente produtivo e eficiente nos EUA é uma panela de pressão e um campo de batalha de alta velocidade, ideal para a capacidade altamente criativa e dinâmica dos jovens dispostos a competir e prosperar.

No entanto, quando você envelhece, você deve planejar sua carreira e situação financeira para que você possa se aposentar confortavelmente com a idade de 55 ou mais cedo, a fim de desfrutar do seu tempo de vida saudável, com felicidade e estabilidade, com uma expectativa além dos 80 anos. Na aposentadoria, você ainda pode desfrutar de um trabalho divertido, de grande interesse para você e de grandes valores para a sociedade e para a comunidade, mas num ritmo prazeroso, num tempo parcial e em seu próprio termo e ritmo.

Por outro lado, se você não for capaz de sair da panela de pressão ou do campo de batalha da alta velocidade com a idade de 55 e "ter" que continuar a trabalhar muito duro até a idade de 65 anos ou mais, antes de sua aposentadoria, então você provavelmente vai aproveitar muito pouco sua aposentadoria. Trabalhando muito duro na panela de pressão por mais 10 anos além da idade de 55 anos, você desistirá de pelo menos 20 anos de sua vida útil, em média.
Aposentadoria
Comecei novo na lida
Do trabalho fiz diversão
Lutei por toda a vida
Com vigor e atenção

Hoje estou aposentado
Foi presente que ganhei
Mas passar dia parado
Não foi coisa que sonhei

Procuro novo trabalho
O ócio não dá futuro
Não vou ficar sentado
Vendo outros dando duro

Também quero labutar
Voltar a minha diversão
Pois vejo que trabalhar
É a melhor obrigação

Aposentado estou à toa
Só aprendo uma lição
Que a vida pra ser boa
Tem que ter ocupação
Tarciso Coelho
Soure (PA), 16.09.2004

Ser ou não ser?
Conceição Aparecida
também já se aposentou
mas no batente continua
onde sempre trabalhou
como é que vai sair
do lugar que ela gostou?

vá ficando Conceição
No nosso querido Banco
onde por tantos anos
você pegou o tranco
e já que tanto gostou
é só ficar outro tanto

Quem agora começa
no banco a sua lida
tem muito que aprender
ao longo de sua vida
para ver se vai gostar
e se é a luta preferida mas nós que já estamos
mais pra lá do que pra cá
devemos ficar é aqui
sem jamais querer mudar
como vamos aprender
a trabalhar noutro lugar?

O Presidente Lula
no Planalto já falou
Companheiro aposentado
que já muito trabalhou
ainda pode ajudar
a Nação que o criou

e agora vou terminar
já disse tudo o que quiz
e quem quiser se aposentar
é só fazer como eu fiz
continue no seu trabalho
Sem medo de ser feliz.
Cara Conceição,
Espero estar contribuindo para suas reflexões neste momento de escolhas e incertezas, talvez...
Abraço,
Tarciso Coelho
Portel (PA), 28.04.2012
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 2Exibido 21 vezesFale com o autor