Usina de Letras
Usina de Letras
218 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Maestrina* -- 29/01/2019 - 17:42 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Maestrina* 


    

QUERIDO AMIGO BENEDITO:





ENVIO MENSAGEM DEIXADA POR MINHA IRMÃ, MARIA ERCÍLIA COSTA, QUE FALECEU EM 20 DE JUNHO DE 2015. ELA FOI EMÉRITA PIANISTA, PROFESSORA DE MÚSICA E PIANO. ADVOGADA EM SÃO PAULO, MINISTÉRIO DO TRABALHO. AOS 40 ANOS, TEVE DOENÇA E FICOU EM CADEIRAS DE RODAS. FALECEU AOS 70 ANOS DE IDADE. DEIXOU UM ENVELOPE LACRADO PARA SER ABERTO APÓS A SUA MORTE, QUE FOI EM 2015.





APESAR DA DOENÇA, ERA ENTUSIASMADA COM A VIDA. FICOU SOLTEIRA TODA A VIDA. ERA DE BELEZA MARAVILHOSA. POR TANTA FORMOSURA, ERA COMPARADA A ELIZABETE TAYLOR. PORÉM, AOS 21 ANOS, EXTRAIU O ÚTERO. QUANDO ALGUM NAMORADO DIZIA QUE DESEJAVA TER UMA DÚZIA DE FILHOS COM ELA, DESPACHAVA-O, IMDEIATAMENTE.







ERCÍLIA ERA MAESTRINA. QUALQUER MÚSICA QUE LHE APRESENTASSE NÃO PRECISAVA TREINAR, TOCAVA NA HORA. MAS O DESTINO MUDOU ESSA BELEZA INCONTESTE, FÍSICA, MENTAL E INTELIGENTE.





APÓS SUA MORTE, ABRIMOS O ENVELOPE DEIXADO POR ELA. A MENSAGEM SEGUE ABAIXO.





MARIA ERCÍLIA COSTA.

Mensagem da Dra. Maria Ercília Costa, advogada e pianista virtuose, 20/08/2015. Deixada para ser lida após o seu falecimento.



"Eis que depois de me haverem perguntado: "Em que época eu gostaria de viver?", se apoderou de mim, uma grande dúvida. Seria eu mais feliz no passado ou no futuro, do que hoje sou?



Na minha maneira de sentir as coisas relacionadas com a vida, chego à conclusão de que, em qualquer época que eu vivesse, haveria de sentir momentos felizes e, também, insatisfações, pois é certo que, em qualquer época, nunca encontraremos a felicidade completa e estando sempre em sua busca nunca estamos completamente realizados.



Do passado, me atrairia vida romântica vivida pelas "Sinhazinhas do Brasil" da era colonial. E tudo nessa época me empolgaria: passear de "liteiras" me faria sentir tão confortável como hoje me sinto andando num automóvel de luxo e, comparando-as com as jovens modernas, noto que seus sonhos vem a ser os mesmos de hoje.



É certo que o modo de vida, o conforto dos nossos dias e o poder da mulher em muitos setores elevou-se muito; porém, as ilusões e desilusões continuam as mesmas.



Com relação às jovens do século futuro, pelo que posso deduzir, estão vencidas todas as concepções de puritanismo e de preconceitos que a mulher ainda hoje tem com relação à sua vida na sociedade, situação essa que ora nos traz muitos problemas; mas creio que, ainda assim, teria eu semelhantes insatisfações com a vida que nessa época tenho, pois a minha opinião é a de que basta estar aqui na Terra para termos momentos de angústias ao lado de alegrias. Desde o momento em que não tenhamos mais ideais, tudo nos caindo nas mãos sem lutar e sem barreiras, a vida não será essa vontade de querer e de procurar algo e que, quando conseguimos, deliciamos com o prazer da vitória e não havendo ambição de nada, melhor será o mundo se acabar...



Diante desta visão em que eu acho que toda a época tem o seu lado doce e amargo da vida, a época em que eu gostaria de viver É ESTA MESMA ÉPOCA DA MINHA VIDA." 

* Brasília, DF, 29/01/2019, carta histórica deixada por Maria Ercília Costa, advogada e pianista virtuose, irmã do Dr. Adriano Augusto da Costa Filho, meu irmão das letras.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui