Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cotas nas universidades -- 28/03/2004 - 17:23 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cotas nas universidades



Quando se fala de universidade, pensa-se em tentar encontrar um jeito provável para acabar com um pouco da desigualdade que tanto é visível no nosso país.

Uma maneira encontrada no Estado do Rio de Janeiro foi à reserva de vagas para alunos negros, entendendo que existe ainda uma divida social com esta classe. Dados comprovam realmente esta divida social, somente 4% dos estudantes que se formam em faculdades no nosso país são negros oriundos de escolas públicas.

Justiça social ou não, isso acabou gerando uma certa descriminação, pois negros que tinham muito menos pontos passavam na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mas pensar que a descriminação acabaria ao longo do tempo e ilusão.

A UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), representante de estudantes de ensino médio, técnico e fundamental defende a reserva de 50% das vagas para alunos de escolas públicas nas universidades públicas federais por entender que estes alunos, por provir de escolas públicas realmente não teriam condições viáveis de estarem cursando o ensino superior particular, mas sempre deixando claro que a proposta real seria uma educação de qualidade onde alunos de escolas públicas e escolas particulares pudessem competir com igualdade ao acesso no ensino superior.

Enfim, diminuindo a diferença social, defendendo uma educação de qualidade e igualando renda seria a maneira mais viável e justa de que alunos pudessem ter acesso à universidade, assim como o aumento das vagas para que todos tivessem acesso a cursar uma universidade de qualidade no Brasil.

Temos que ainda avançarmos muito na questão educacional no nosso país. Temos um modo de ensino diferente, porque o modo de aplicação de aula do nosso país é o mesmo dos últimos 200 anos, temos ainda que conquistarmos uma reforma universitária que garantam democracia e soberania nacional, uma escola de ensino médio de qualidade. Existe muito a conquistar.

Não podemos tentar apagar com cotas as deficiências do nosso ensino, temos que atacar de vez e dar aos jovens brasileiros uma educação de qualidade.







Leonardo Koury Martins

Vice Presidente UMES-BH

PT-MG

leokoury@hotmail.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui