Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ocultismo e Arte do Povo Cigano -- 31/03/2004 - 15:31 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ocultismo e Arte do Povo Cigano



Introdução



Meu nome é Luciana do Rocio e sou poetisa repentista , ou seja , faço poesias na hora , com a palavra que o público desejar .

Mas , o que recentemente fiquei sabendo é que a origem do repente poético , com rimas , porém sem métricas , veio do povo cigano .

Também tenho facilidade para receber avisos ocultos , em sonhos , quando estou dormindo . Isto , sem dúvida , também faz parte do misticismo do povo cigano .



Minha Descendência



Não sou uma cigana típica , pois sou mestiça . Sou mistura de : ciganos , italianos , negros , alemães e índios .

Porém , meu bisavô materno era um cigano típico , da região de La Plata , no norte da Espanha .



Origens do Povo Cigano



Historiadores dizem que o povo cigano se originou na Índia , na antigüidade .

Depois , ele se misturou com os povos : egípcio , judeu , árabe , espanhol , romeno e francês .

A língua oficial dos ciganos é o romani .



Influência Da Arte Cigana Nos Demais Povos



Os ciganos misturaram o tarô egípcio com o próprio misticismo cigano e assim , nasceu o tarô cigano .

Eles também misturaram as danças árabes com as danças espanholas e assim nasceu a dança "flamenga ".

Estes ciganos misturaram o repente árabe com a poesia espanhola , e , assim nasceu o repente cigano .

Lorca foi o poeta espanhol , que mais soube falar sobre a cultura cigana .



O Repente No Brasil



Como repentista , não posso deixar de falar sobre o repente no Nordeste e as suas raízes árabes e ciganas .

A arte de fazer poesia na hora , através da sugestão do público , nasceu com os antigos árabes .

Esta forma de espetáculo era apreciado por qualquer sultão .

Apesar do povo cigano falar o romani , ele precisou conhecer outras línguas . Pois , ele é um povo nômade e precisou se adaptar .

Então , com a influência árabe , ele aprendeu a fazer o repente poético .

O povo cigano passou pela Península Ibérica e deixou esta arte .

Então , os portugueses que vieram ao Brasil e deixaram esta linda arte poética do repente no Nordeste .



O Misticismo Do Povo Cigano



O povo cigano é muito místico , pois ele sempre valorizou a intuição muito mais do que os outros povos . Por isto , ele é muito ligado as artes. Afinal , um bom artista sempre valoriza a intuição .

A principal padroeira dos ciganos é Santa Sara Kali .

Como foi comentado acima , Os ciganos misturaram o tarô egípcio com o misticismo cigano e assim , nasceu o tarô cigano .

A arte de ver as linhas das mãos também foi influência da cultura egípcia .



Fazendo Um Jogo Místico Cigano :



Por favor , responda as perguntas e só olhe as repostas abaixo , depois que tiver respondido tudo :



1 . Você está caminhando numa estrada de tijolos amarelos e de repente vê um vaso . Como é este vaso ?

a ) inteiro e bonito , por isto levo o vaso comigo .

b) inteiro e bonito , mas por ser pesado não levo o vaso .

c) quebrado e moído , por isto não levo o vaso .



2. No meio do caminho , você vê os anões da Branca de Neve , que convidam a sua pessoa para uma festa . Você :

a ) Aceita ir à festa , para depois voltar ao seu caminho .

b ) Não aceita ir à festa , pois tem um caminho a trilhar .



3. No meio desta mesma estrada , você vê um muro , sua atitude é :

a) pular o muro devagar .

b) pular o muro depressa .



Respostas deste Jogo Cigano :

Pergunta número 1 :

Resposta a) = Se você achou o vaso inteiro e bonito , e levou esta obra de arte é sinal que você é uma pessoa que gosta da sua família e que valoriza muito ela . Por isto , em qualquer lugar sua família precisa estar presente .

Resposta b) = Se você achou o vaso bonito , mas não levou esta obra de arte , é sinal que você admira a sua família , mas se sente sufocado por ela . Por isto , prefere viajar sozinho , sem a companhia dos familiares .

Resposta c) = Se o vaso estava quebrado e você não levou este objeto é sinal que sua família é repressora e que você não se dá bem com ela . Por isto , você prefere morar distante dos seus familiares .

Explicação : O vaso na cultura cigana representa a família .



Pergunta número 2 :

Resposta a ) Se você aceita ir à festa , é sinal que você é uma pessoa com vida social agitada .

Resposta b ) Se você não aceita ir à festa é sinal que você é uma pessoa reservada e que tem as próprias opiniões .

Explicações : Os anões , na cultura , cigana significa a vida social .



Pergunta número 3 :

Resposta a ) Se você pula o muro devagar é sinal que você é uma pessoa precavida nas aventuras amorosas , pois prefere conhecer o parceiro bem e conquistá-lo pouco a pouco .

Resposta c) Se você pula o muro depressa é sinal que você é uma pessoa aventureira , pois sempre quando você conhece alguém prefere "ficar" e curtir e o momento , sem pensar nas conseqüências .



Explicações : O muro , para a cultura cigana , significa as aventuras amorosas .



Gostou ?

Faça esta brincadeira com os seus amigos , mas não se esqueça de comentar a origem cigana .



Agradecimentos :



Agradeço aos espíritos de : meu bisavô e de meu avô , o expedicionário Joaquim Roque da Costa , que foram as almas que me inspiraram para a elaboração deste artigo .



Luciana do Rocio Mallon .

Fadapoesia@yahoo.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui