Usina de Letras
Usina de Letras
281 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Chocolate é fenômeno de audiência em Portugal -- 17/05/2004 - 16:58 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Assim como no Brasil, a novela Chocolate com Pimenta, do mago das telenovelas Walcyr Carrasco, que terminou semana retrasada, com picos de 63 pontos no Ibope (algo em torno de 58 milhões de telespectadores), é fenômeno de audiência em Portugal.



Depois de perder terreno para as novelas lusitanas, a Sic - emissora local que retransmite a novela brasileira, com atraso de apenas dois meses em relação aos capítulos que a Rede Globo leva ao ar no Brasil - resolveu colocar a trupe de Chocolate no horário nobre, concorrendo diretamente com Morangos com Açúcar, produção da portuguesa TVI, o prometido fenômeno do momento. O que se viu, a partir daí, foi uma migração dos números de Morangos para os de Chocolate, segundo informações do Media Monitor (www.mediamonitor.pt), o Ibope daquele país.



Cópia de Malhação, Morangos parecia almejar quebrar todos os índices de audiência, tanto que durante dois meses, foi o programa mais visto na terra de Cabral, assustando até mesmo os críticos mais conscientes.



Contra a novela juvenil, a SIC havia escalado a pérola de Gilberto Braga, Celebridade, que no Brasil e em parte da América Latina, tem alcançado altos índices de audiência com as vilanias de Laura e a bondade quase celestial de Maria Clara.



Ao contrário do que se imaginava, Celebridade fracassou no embate, com índices vexatórios.



Como último recurso, a SIC experimentou o gosto do Chocolate apimentado no horário então ocupado pela saga de Braga e, desde então, contrariando todas as previsões, Chocolate passou a ser consumida pelos portugueses, que preferiram o seu sabor ardido ao do açucarado Morangos.



A TVI, na esperança descomedida de enfrentar a toda poderosa Vênus Platinada, exportou a novela para o Brasil, esperando que Morangos fosse também um sucesso e abocanhasse uma fatia da audiência estratosférica conferida às novelas globais. Transmitida pela Band desde fevereiro, o clone de Malhação não chegou nem a arranhar os índices da emissora carioca, alcançando pífios 0,6 pontos no Ibope, audiência menor do que a dos programas de qualidade duvidosa, exibidos por outras emissoras.



A se confirmar esse quadro até o término de Chocolate com Pimenta, programado para julho, Walcyr Carrasco terá sido um dos autores mais assistidos daquele país, sinal de que fazer telenovela não é para qualquer um, mas para os gênios da TV, diga-se de passagem, brasileira, que sabem, como ninguém, dosar humor, aventura, drama, sonhos e realidades num único folhetim...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui