Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Salário Mínimo -- 14/06/2004 - 09:17 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SALÁRIO MÍNIMO



O salário mínimo, seja de R$240,00 ou de R$275,00, não dá mobilidade social.



Pra começar não deveria se chamar salário mínimo. A palavra “mínimo” passa uma idéia não positiva, pejorativa, negativa. Como quem ganha é quem consegue trabalho, sugiro mudarmos para salário do trabalhador.



Dando este salário, as autoridades mantêm os pobres onde estão e não permitem a ascensão social. Há uma explicação rasa para isso, se esta mobilidade acontecer os pobres de hoje poderão amanhã tomar os postos dos poderosos de hoje.



No Brasil é a minoria quem dá as cartas, que é dona dos meios de produção e do capital, é quem domina.



A perspectiva de mobilidade social acalma os ânimos das classes mais baixas e deixa confortável a mais alta.



Os pobres brasileiros não competem com as classes mais elevadas em termos de igualdade cultural, mental e nem mobilidade social.



Este texto mesmo só será lido por um pequeno grupo de pessoas pois será divulgado somente na internet.



Existe no Brasil a falsa idéia de que o indivíduo pode mudar de classe social por esforço próprio. Realmente pode, mas só uns poucos iluminados e determinados podem triunfar. Como seria esta mudança? Através do esporte, da escola ou ganhando na loteria - esta semana a Mega Sena pagou um prêmio de U$ 120.000.



Se optar pelo esporte ele dificilmente terá patrocinadores, como podemos ver o treino de nossos atletas que estão indo às olimpíadas em agosto. Se preferir a escola o estudante encontrará uma universidade pública destinada apenas para a minoria rica que pode pagar uma escola particular para seus filhos. As universidades particulares são acessíveis apenas para os que dispõem de uma renda confortável para custear os estudos.



O FIES, financiamento estudantil patrocinado pelo Governo Federal, cobre apenas 70% da mensalidade em universidades particulares



Como podemos entender a paralisia da maioria pobre e miserável se está nas mãos dessas pessoas o poder do voto e de manifestações populares e democráticas?



Estamos em junho de 2004, até agora duas pessoas foram ao plenário do Senado e ameaçaram se jogar da galeria superior (cerca de 4 m de altura), desesperadas porque não tinham emprego; outro ateou fogo ao próprio corpo em frente ao Palácio do Planalto e morreu a caminho do hospital. O que estas pessoas têm em comum? O desespero e a desmobilização de suas classes sociais. Elas estavam no lugar certo, na hora certa, mas fazendo a coisa errada.



Os indivíduos da classe dominante não agem sozinhos, agem em bloco, unidos de mãos dadas em defesa dos seus privilégios. Estão certos? claros que estão. Qualquer grupo que quer manter a sua hegemonia tem de ficar unido. A maior prova disso é união em torno de um salário mínimo baixíssimo aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Estas mesmas pessoas, quando votaram a Reforma Tributária em março, foram muito unidas contra a cobrança de IPVA para barcos e aviões. O que fizemos, nós que pagamos IPVA de nossos automóveis? Nada.



Onde que as pessoas podem ter conhecimento e consciência do que acontece em sua volta? Na escola. Por isso não é interessante manter uma escola de boa qualidade em nosso país...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui