Usina de Letras
Usina de Letras
223 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Geiler von Kaysersberg, Johannes (*1445 + 1510) -- 21/08/2004 - 10:14 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>>>História da Literatura do Médio Alto Alemão













-----------------------------------------------------------



*16. 3. 1445, em Schaffhausen, + 10. 3. 1510 em Strassburg.



Johannes Geiler de Kaysersberg estudou até completar o Magistério na Universidade de Freiburg, onde se tornou membro do Conselho da Faculdade de Artistas. Em 1471, continuou seus estudos na Faculdade Teológica da Universidade de Basel onde se doutorou. A pedido da comunidade fraiburguense, assumiu uma cadeira de Teologia na Universidade de Friburgo, em 1476, onde se tornou Reitor no mesmo ano. Porém, depois de um ano de carreira universitária, tornou-se pregador, primeiro em Würzburg, depois em Strassburg. Praticou esta atividade até morrer, em 10.03.1510, interrompendo-a apenas para peregrinar pelo sul da França, no ano de 1484, e para atuar como pastor em Augsburg, em 1488, por mais de um mês. De suas obras pode se preender uma teologia metódica, de conteúdo escolástico, acoplada a um realismo moderado e, ao mesmo tempo, uma devoção mística. A popularidade de Geilers fundamentou-se nas suas pregações, em que explorava diversos temas e autores, nas mais diferentes situações, aplicando até mesmo literatura popular, como em seu "Zyklus", referindo-se ao "Navio à deriva", de Sebastian Brant. Geiler não era declaradamente humanista, mas exerceu influência sobre o círculo de humanistas de Oberrhein, através de Brant e Wimpfeling.





Fonte: Münchener Digitalisierungszentrum

Druckgraphische Buchillustrationen des 15. Jh.

Inkunabeln



Veja mais==>>>Walther von der Vogelweide







Geiler von Kaysersberg, Johannes (*)

08.06.00

-----------------------------------------------------------



* 16. 3. 1445 in Schaffhausen, + 10. 3. 1510 in Straßburg



Johannes Geiler von Kaysersberg studierte bis zum Magisterexamen an der Universität Freiburg, wo er Mitglied des Rates der Artistenfakultät wurde. 1471 setzte er sein Studium an der theologischen Fakultät der Universität Basel fort, wo er zum Dr. theol. promoviert wurde. Den Bitten der Freiburger Bürgerschaft nachkommend, übernahm er 1476 einen theologischen Lehrstuhl an der Universität Freiburg, wo er im selben Jahr auch Rektor wurde. Nach einem Jahr seiner Universitätslaufbahn wandte er sich jedoch der praktischen Seelsorge zu, zuerst in Würzburg, danach in Straßburg. Diese Tätigkeit, die lediglich durch eine Pilgerreise nach Südfrankreich im Jahr 1484 und eine mehrmonatige Predigertätigkeit in Augsburg 1488 unterbrochen wurde, übte er bis zu seinem Tod am 10. 3. 1510 aus. Die in seinen Werken faßbare Theologie ist methodisch und inhaltlich scholastisch geprägt und dürfte wohl dem Nominalismus zuzuordnen sein, zu dem sich zugleich auch mystische Frömmigkeit gesellt. Geilers Popularität beruhte darauf, daß er in seinen Predigten vielfältige Themen sowie Autoren unterschiedlichster Richtungen und sogar weltliche Literatur verwendete, wie sein Zyklus über Sebastian Brants "Narrenschiff" zeigt. war zwar kein Humanist, übte jedoch Einfluß auf den oberrheinischen Humanistenkreis um Brant und Wimpfeling aus.





Siehe: Münchener Digitalisierungszentrum - Druckgraphische Buchillustrationen des 15. Jh. - Inkunabeln



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1241 vezesFale com o autor