Usina de Letras
Usina de Letras
277 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eleições e benfeitorias -- 19/09/2004 - 14:33 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“O erro de muitos políticos é esquecerem que foram eleitos; ficam achando que foram ungidos.”

Claude Pepper (1900-1989), político americano.





É prática corrente no Brasil, na época das eleições, a grande injeção de recursos públicos federais ou estaduais em obras e benfeitorias há muito prometidas e esquecidas.



Quando um partido concorre a um cargo, os seus representantes prometem o céu a seus eleitores. Na época da renovação do mandato, portanto, das eleições, o partido do governante que não cumpriu suas promessas jorra recursos em obras eleitoreiras e de novo promete fazer o que não foi feito ao longo da sua administração.



Os partidos menores - da oposição, esperneiam, põem a “boca no trombone” alegando abuso do poder econômico, contra-atacam com ações judiciais, barram a aprovação de projetos do governo no Congresso, enfim, se viram como podem para denunciar a fraude.



O partido que está no governo joga a ética na lixeira mais próxima e se agarra no que estiver ao alcance para se manter no poder. Isso independe da cor da bandeira partidária.



Felizmente isto acontece. Só assim é retomada e concluída a construção daquela ponte ou da estrada há muito prometidas e esquecidas. É só nessa época que a canalização de esgotos, água pluvial e outras benfeitorias são realizadas. Quem ganha é a população daquele povoado ou da capital que continuariam esquecidos não fosse o advento das eleições.



Essa é uma manobra já bastante conhecida e não garante maioria de votos ao partido mais rico, o do Governo.



Por que não trocar essa prática de bom administrador de obras de última hora pelo hábito de fazê-las aos poucos ao longo do mandato?



Não seria mais eficaz se o partido que está no poder mostrasse o que foi realizado durante o seu mandato? Ora, é mais suscetível acreditar naquele que fez e mostra resultados do que em promessas de quem está chegando. Fazer ainda é melhor que prometer.



A liberação desenfreada de recursos tem dado certo? Nem sempre. Governantes anteriores usaram essa prática em vários momentos tanto para aprovarem projetos de seu interesse no Congresso Nacional como para a eleição de um afiliado. Se essa prática fosse infalível não haveria alternância de poder. O mandato seria sempre do partido que tem a chave do cofre.



É melhor acreditar em uma nova promessa do que reeleger um bom administrador de última hora.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui