Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A importância do Cabo Eleitoral -- 24/11/2004 - 10:01 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que faz um político chegar ao Poder? Para ser um político, no sentido parlamentar, o indivíduo já deve ter uma história que marque sua presença junto à população.



Cada pessoa se identifica com um assunto, quer seja educação, saúde, transporte, moradia, emprego ou qualquer outro que o governo federal pode não dar muita atenção.



Após ter seu nome conhecido nas comunidades que defende e an passant nos outros setores, o indivíduo se filia a um partido político e coloca seu nome à disposição. A agremiação política avalia se o pretenso candidato pode angariar votos e ganhar uma eleição, seja municipal, estadual ou federal – vereador, deputado estadual ou federal, senador ou presidente da república.



Tendo o seu nome aprovado pelo partido, é hora de o candidato arregaçar as mangas e trabalhar para mostrar seu compromisso com as propostas que defende e vencer as eleições.



É neste momento em que o parlamentar sai às ruas defendendo suas idéias, sua plataforma de governo. Até por razões óbvias, o candidato não pode se fazer presente em todas as paragens, então entra em ação o cabo eleitoral.



O cabo eleitoral é a pessoa que representa o candidato onde este não pode estar. É quem apresenta à população a proposta do candidato. Para Raymundo Faoro, o cabo eleitoral é quem tem a linguagem próxima à do eleitor, pois o candidato geralmente fala num tom nem sempre compreensível por todas as pessoas. É o cabo eleitoral quem olha nos olhos da população na hora de pedir votos e esclarecer as propostas do candidato. O cabo eleitoral está para o candidato como o Oficial de Justiça está para o Juiz.



Nenhum candidato ganha eleição sem o esforço e o empenho dos seus cabos eleitorais. Por isso o candidato que preza a sua vida política não pode prescindir da confiança destes aliados.



O presidente George W. Bush, quando ganhou a reeleição, agradeceu às pessoas que trabalharam em sua campanha. No Brasil é costume dos candidatos, quando eleitos, agradecerem os votos à população, mas não fazerem o mesmo em relação aos cabos eleitorais.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui