Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->13 DE MARÇO - UMA DATA INJUSTIÇADA -- 18/01/2005 - 20:17 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
13 DE MARÇO – UMA DATA INJUSTIÇADA





Adrião Neto*







Há muito tempo alimenta-se uma polêmica em torno de qual seria a data mais significativa do Piauí – 19 de Outubro, 24 de Janeiro ou 13 de Março.



As três datas, acima mencionadas, giram em torno do mesmo fato histórico – a adesão do Piauí à Independência do Brasil.



19 de Outubro...



Em 19 de outubro de 1822, quarenta e dois dias após o Grito do Ipiranga, um grupo de idealistas de Parnaíba, motivados por um patriotismo romântico, reuniu-se ao povo, fazendo eclodir um movimento separatista, visando a emancipação política do Piauí, de Portugal, e a sua adesão ao Império de Dom Pedro I.

A Reação Portuguesa



Ao receber a notícia da insurreição de Parnaíba, o Governador das Armas, major João José da Cunha Fidié, seguiu para o norte como comandante supremo do grosso das tropas da Província, estacionadas em Oeiras, a fim de sufocar os insurretos. Após uma longa marcha de 660 quilômetros de caminhada, a 18 de dezembro daquele ano, Fidié entrou triunfalmente em Parnaíba, onde não encontrou nenhum daqueles heróis românticos, que àquela altura já haviam se refugiados no Ceará. E sem que fosse necessário disparar um único tiro, o Governador das Armas obrigou aos parnaibanos a renovar o juramento de fidelidade ao Rei e à Constituição Portuguesa.





24 de Janeiro...



Na madrugada de 24 de janeiro de 1823, aproveitando-se da ausência de Fidié e do grosso das tropas, que, por sua vez haviam levado consigo praticamente todas as armas e munição, o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, auxiliado por seu irmão, tenente-coronel Joaquim de Sousa Martins e por alguns oficiais, apoiados no Primeiro Regimento de Cavalaria Auxiliar e no Segundo Regimento de Cavalaria de Milícias, assaltaram o Quartel do Batalhão de Primeira Linha, fiel a Fidié, prenderam os oficiais portugueses e ocuparam a Casa da Pólvora. Ainda pela manhã, os irmãos Sousa Martins, à frente da tropa formada, solenizaram a adesão de Oeiras ao movimento emancipacionista.





13 de Março...



13 de março de 1823 é a data da sangrenta Batalha do Jenipapo, a mais sangrenta de todas as batalhas em prol da independência política do Brasil, na qual os heróis piauienses, de todas as classes sociais, especialmente os anônimos, constituídos em sua grande maioria por vaqueiros e roceiros, da região de Campo Maior, ajudados pelos cearenses, escreveram, com sangue, uma das mais brilhantes páginas da História do Brasil, vez que, essa heróica batalha, constituiu-se no fator determinante da consolidação de nossa independência, evitando assim que as Províncias do Piauí, do Maranhão e do Pará fossem incorporadas a Portugal que, em última cartada, para não perder todo o Brasil, queria ficar pelo menos com essa parte que constituía o antigo Estado Colonial do Maranhão.







HOMENAGENS AO 19 DE OUTUBRO E AO 24 DE JANEIRO





1) 19 de Outubro



Em reconhecimento ao feito dos parnaibanos, a Vila de Parnaíba foi agraciada, pelo imperador, com o honroso título de Metrópole das Províncias do Norte. Além disso, a Lei Estadual nº 170, de 30 de agosto de 1937, instituiu o 19 de Outubro como o Dia do Piauí.



2) 24 de Janeiro



Em reconhecimento ao feito dos oeirenses, o Brasão das Armas do Estado do Piauí, instituído pela Lei nº 1050, de 24 de junho de 1922, traz estampado numa flama azul cobalto, abaixo do escudo, escrito em letras de ouro, uma legenda em latim e a data: 24 de Janeiro de 1823, como homenagem ao povo de Oeiras, que também a festejam como sendo o Dia do Piauí.



A GRANDE INJUSTIÇA AO 13 DE MARÇO



Fora o Monumento aos Heróis do Jenipapo, a Comenda Heróis do Jenipapo (da esfera municipal, de Campo Maior) e do Batalhão de Caçadores denominado de Heróis do Jenipapo, que homenageiam os participantes da batalha, e não o dia em que ela aconteceu, não há nada em homenagem ao 13 de Março, que inclusive, segundo o entendimento de alguns historiadores, é a mais importante das três datas acima mencionadas.



DUAS SUGESTÕES



1) Homenagem ao 13 de Março



Sem querer tirar o mérito do 19 de Outubro e do 24 de Janeiro, que já estão oficializados, mas apenas e tão somente fazer justiça ao 13 de Março, que até agora ainda não foi contemplado com o reconhecimento oficial, sugiro à Assembléia Legislativa para que vote uma lei incluindo a data: 13 DE MARÇO DE 1823, escrito em caracteres brancos, abaixo da estrela que se encontra estampada na Bandeira do Estado do Piauí.



2) Homenagem aos Vaqueiros e Roceiros



Levando-se em consideração de que o grosso dos combatentes, da Batalha do Jenipapo, era constituído por vaqueiros e roceiros da região de Campo Maior, sugiro ao Governador para que, ao lado do busto de Leonardo Castelo Branco (Leonardo das Dores), inaugurado no governo anterior, como parte integrante do Monumento aos Heróis do Jenipapo, sejam erigidas duas outras estátuas, uma de um vaqueiro e a outra de um roceiro, armados e em posição de luta.







____________________

* Adrião Neto – Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui