Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O conteúdo épico-dramático da fábula -- 28/10/2001 - 23:55 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais>>>Fáb. selecionadas de Esopo (LXXII)- Zeus e o camelo


texto




Fonte: www.udoklinger.de

Na seção precedente mostramos que a construção da fábula depende de alguns princípios, pois ela é igualmente épica e dramática .
R. Dithmar qualifica a fábula como um conto que contém um drama de forma suscinta, onde predomina a união entre lugar, tempo e ação: o fato se desenrola num lugar único, a maioria num pequeno lapso de tempo, em brevíssimo diálogo (com rápido fechamento da ação); há uma única ação e nenhum episódio.
A principal característica da fábula em forma dramática é o desfecho da ação numa fala. Não acontece nada mais, nada mais é dito; é somente falado. Na sua forma mais forte, limita-se a fábula tanto aos fatos dramáticos num diálogo, como fala única e contra-fala. Muito raramente sucede um monólogo que, por uma dada situação ou acontecimento especial, provoque um resultado. (Por exemplo, “a raposa e as uvas”).
Enquanto a maioria das fábulas dramáticas se limita somente ao entendimento da sua substância, tendendo para o diálogo denso, abunda a fábula episódica, de diálogo minucioso. Ela expõe os figurantes de modo minucioso, estende mais o conflito e põe valor total na certeza em todo o relato.

Das epische und dramatische Element der Fabel
Das im vorangegangenen Abschnitt aufgezeigte Aufbauprinzip beruht darauf, daß die Fabel episch und dramatisch zugleich ist.
Dithmar bezeichnet die Fabel als ein „in eine Erzählung eingefügtes Drama in knappster Form" (12), in dem Einheit von Ort, Zeit und Handlung herrscht: “Das Geschehen spielt sich an einem einzigen Ort ab, in einer Zeitspanne, die meist nicht länger währt, als ein kurzer Dialog (ggf. mit der anschließenden schnellen Tat) dauert; es gibt nur eine einzige Handlung und keine Nebenhandlungen." (13)
Das typische Merkmal der dramatischen Fabelform ist die Auflösung der Handlung in ein Gespräch. Es geschieht nichts mehr, es wird nichts erzählt; es wird nur noch gesprochen. In ihrer strengsten Form beschränkt die Fabel so das dramatische Geschehen auf einen Dialog als einmalige Rede und Gegenrede. Sehr viel seltener kommt ein Monolog allein vor, der durch eine bestimmte Situation oder
ein Ereignis ausgelöst wird (Beispiel: Der Fuchs und die Weintrauben).
Während sich die überwiegend dramatiesierte Fabel nur auf das für das Fabelverständnis Wesentliche beschränkt, also zur Stichomythie (Dialog, der mit jeder Verszeile zwischen Rede und Gegenrede wechselt) tendiert, breitet die episierende Fabel den Sachverhalt in ausführlicher Fülle aus. Sie stellt die Figuren in ausführlicher Weise dar, weitet den Konflikt weiter aus und legt insgesamt Wert auf die Stimmigkeit des ganzen Berichts”













































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1748 vezesFale com o autor