Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cale a boca -- 07/05/2005 - 14:03 (maria da graça almeida) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cale a boca

maria da graça almeida



Administro as urgências da vida sem pressa, com preguiça, sem ganas, sem maiores expectativas. Enfim...o que sei eu de urgência? Talvez possa hoje falar somente da que vejo com relação à carência dos idosos: a de poder falar livremente.

Quem os ouviria? A quem se reportariam ? Quase todos são calados... Salvo um ou outro desavisado, ou com reduzida percepção.

Os filhos são os grandes responsáveis por essa mudez. O “cale a boca” filial muitas vezes não é transmitido pelo dito escancarado, mas por gestos duros, ou por olhos que ameaçam velada ou abertamente.

O idoso queda-se discreto e medroso, antes de proferir uma opinião, uma consideração, antes da tentativa de um relato de memórias.

Seu olhar derrama lampejos de indecisão, raios de medo, pedidos de licença. É desolador constatar que sua vivência e certeza são tão pouco valorizadas e aproveitadas.

Quando o indivíduo torna-se detentor do conhecimento que o tempo lhe conferiu, menos ouvido e acreditado será.

Depois de sua partida, certamente haverá a corrida aos seus guardados onde um rabisco, um escrito inda possam resgatar uma nesga de sabedoria, um caminho já experimentado.

É a esperança última de encontrar a sobra da palavra reprimida pela mordaça, que soberana imperou.

Aí, de nada adiantará a urgência. Perdeu-se a oportunidade do treino da cumplicidade, do carinho, da adição.

Aí, lágrima nenhuma dará jeito, tampouco livrará o peito da dor do arrependimento e do desperdício do tempo da aprendizagem através da linguagem do amor.

Os idosos não se calam por opção, nem pela própria velhice, são calados pela impaciência daqueles a quem, um dia, eles mesmos ensinaram a falar.





Nota:

Ontem, no supermercado, deparei-me com a filha a gritar com a mãe idosa.

Olhou para mim, pedindo aprovação e disse-me:

-Olhe aí, minha mãe parece criança.

Irritada, respondi-lhe:

- E, igualmente à criança, merece respeito.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui