Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->DONA ARANHA! ACEITA UMA CASTANHA? -- 23/05/2007 - 20:57 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




DONA ARANHA! ACEITA UMA CASTANHA?
 
 
Maria Hilda de J. Alão.
 
 
 
De um buraco feito no tronco de um castanheiro, o esquilo Dentinho observava uma aranha que construía a sua casa. Ela puxava o fio, esticava e ia tecendo a teia entre dois galhos de uma amoreira. O que mais encantava o esquilo era a perfeição. Ele pensava e falava ao mesmo tempo:
- Aranha não voa. Como consegue colar os fios no outro galho?

Um esquilo mais velho que morava no mesmo castanheiro, dois buracos acima da moradia de Dentinho, ouviu e respondeu:

- Amigo, ela vai andando pela árvore carregando atrás de si o fio, sobe no segundo galho e lá ela prende o fio que é viscoso.

E ficaram os dois amigos olhando para aranha trabalhando. Um coelho que passava por ali ficou intrigado:

- Dentinho, por que está olhando para a amoreira?

- Estou vendo a dona aranha construir a sua casa.

- E o que tem isso demais? – perguntou o coelho.

- Arte, muita arte. Veja o desenho, a perfeita colocação dos fios. Não há emenda entre eles. Dá gosto de ver.
O coelho, enquanto o esquilo falava, prestava atenção no vai-e-vem da aranha. E vendo muita beleza naquela obra, saiu em disparada para avisar os outros bichos. Em menos de dez minutos já não havia lugar para tanto curioso. A aranha já havia terminado o seu trabalho quando desabou uma grossa chuva acompanhada de vento forte. Os bichos procuraram abrigo em troncos e tocas. Enquanto eles esperavam o temporal passar, diziam que o trabalho da dona aranha seria desfeito pelo vento e pela chuva.
Depois de um tempo, o temporal passou e os animais foram saindo de seus abrigos para ver como estava a casa da dona aranha. Imaginavam que iam encontrá-la chorando pela casa destruída. Qual nada! A casa lá estava no mesmo lugar com uma diferença.

- Olhem! – gritou uma cotia – A casa está enfeitada com bolinhas de cristal!

- Cara amiga cotia, não são bolinhas de cristal, são as gotas da chuva presas pelo visco do fio de seda. Se você olhar atentamente verá que a luz do sol criou um arco-íris dentro de cada uma delas. – disse o coelho.

- Acho que a dona aranha devia ganhar um prêmio pelo seu belo trabalho de arquitetura. – falou a capivara.

- E que prêmio nós podemos dar? – questionou o coelho.

- Ora! Pergunte ao esquilo Dentinho. – respondeu a capivara.

A aranha, que ainda ajustava alguns fios da teia, ouviu a falação:

- Nossa! Eles querem me dar um prêmio. Seria bom que fosse uma mosca... – pensou ela.
Então, Dentinho caminhou para a amoreira e, olhando para cima, disse:

- Dona aranha, por votação unânime, os bichos, aqui presentes, decidiram premiá-la pelo seu magnífico trabalho. O prêmio é simples, mas concedido com muito amor e sinceridade. Por isso eu lhe pergunto: Dona aranha! Aceita uma castanha?
E a aranha escorregou por um fio indo se juntar aos animais para comemorar a premiação. Se ela comeu a castanha ninguém sabe. O que se sabe é que a amoreira virou atração turística com excursões, programadas pelos macacos, para visitação à casa da dona aranha que ficou famosa na floresta.
 
22/05/07.
(histórias que contava para o meu neto)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 24Exibido 4833 vezesFale com o autor