Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aldeia Portuguesa -- 15/05/2005 - 15:59 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O cônsul português Manuel Joaquim Pires visitou o Colégio Bezerra de Menezes na última sexta-feira, 06 de maio de 2005, onde ministrou palestra aos alunos das 7ªs séries sobre a importância do Brasil como líder da comunidade que fala a língua portuguesa no mundo, finalizando o projeto “Aldeia Portuguesa”, desenvolvido no primeiro bimestre, durante as aulas de gramática. É a primeira vez que um representante lusitano palestra a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola brasileira, segundo depoimento do próprio cônsul.



Durante mais de duas horas foram elencadas diversas qualidades e entraves sociais de países como Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola. O oitavo país integrante desta cúpula, Timor Leste, não foi abordado, visto que o português ainda não foi reconhecido como língua predominante daquele país.



O cônsul também dissertou sobre temas relevantes no cenário lusófono como a imigração ilegal, a suposta xenofobia entre portugueses e brasileiros, as desigualdades sociais que fragilizam as economias das ex-colônias, pondo em risco a própria democracia.



Depois da palestra, os alunos participaram de um debate, momento em que todas as dúvidas foram socializadas.



Presentes



Satisfeito com o interesse dos estudantes, o cônsul presenteou a escola com a “Certidão de Nascimento do Brasil” – a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, durante o processo de colonização do país. Ainda doou à escola documentos que esmiúçam política e culturalmente as principais regiões de Portugal, incluindo Lisboa, sua capital.



“Estou impressionado com o interesse das crianças... Elas perguntavam de tudo, como se fossem mesmo historiadoras ou habitantes de países tão distantes como os africanos, tal a profundidade do conhecimento que apresentavam. De fato, um trabalho belíssimo desenvolvido pelo corpo docente deste conceituado colégio mariliense...” – disse o cônsul, ao término do evento.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui