Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->August (Friedrich) von Kotzebue -- 11/06/2005 - 09:55 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>>>História da Literatura do Médio Alto Alemão







































August (Friedrich) von Kotzebue

Nasceu aos 3.5.1761, em Weimar; faleceu aos 23.3.1819, em Mannheim.

Kotzebue descendeu de uma respeitável família de comerciantes e conselheiros de Weimar.

Assistido por seu tio Musäus completou o Ginásio em Weimar e, em 1777, estou Direito em Jena e Duisburg. Entre 1781 e 1790 ocupou altas funções em Petersburg e Estland; ao mesmo tempo, dirigiu um teatro em Reval. Em 1790 viajou para Mainz, Mannheim e Paris. Em 1792, foi para a Rússia; em 1798, foi para Viena como poeta de teatro e, em 1800, voltou para a Rússia, onde foi preso por suspeita de ser jacobino e banido para a Sibéria.

Depois de quatro meses foi perdoado e nomeado Diretor do Teatro Real da Alemanha, em Petersburg.

Em 1801, depois da morte do Czar, estabeleceu-se em Weimar. Um conflito com Goethe chegou a tal ponto que tornou a viajar para Paris. Em 1803, fundou um jornal, "O franco", em sociedade com Garlieb Merkel, de Berlin, para opor-se a Goethe e aos irmãos August Wilhelm e Friedrich Schlegel; atritou-se logo depois com Merkel e acabou com a parceria.

Depois da vitória de Napoleão, em 1805, refugiou-se em Estland, onde editava os jornais antinapoleônicos "A abelha" e "O grilo". Depois da derrota de Napoleão, em 1813, foi nomeado Cônsul Geral na Prússia, mudou-se para Könisberg e assumiu a direção do teatro.

Em 1817, voltou para Weimar e fundou "A Folha Literária Semanal" para combater os objetivos políticos dos estudantes do Ginásio Federal e da Liga Patriótica dos Estudantes Alemães, que faziam campanhas contra a Democracia e a Liberdade de Imprensa.

Seu assassinato pelo membro da Liga Patriótica de Jena, Karl Ludwig Sand, ensejou a Resolução Karlsbader.









Obras, entre outras:

• 1789 Misantropia e remorso (drama)

• 1790 Doutor Bahrdt , o testa de ferro, ou, União contra Zimmermann (sátira)



• 1799 O asno hiperbóreo, ou A educação moderna (panfleto)

• O ano mais estranho da minha vida (2 volumes)

• 1801 O alemão provinciano (comédia)

• 1814/15 A história dos alemães ricos, desde sua origem até sua ruína.









No estoque do Projeto Gutenberg - DE:

• 1801 O alemão provinciano (comédia)









________________________________________



August (Friedrich) von Kotzebue

Geboren am 3.5.1761 in Weimar; gestorben am 23.3.1819 in Mannheim.

Kotzebue entstammte einer angesehenen weimarischen Kaufmanns- und Ratsfamilie. Nach dem Besuch des von seinem Onkel Musäus geleiteten Gymnasiums in Weimar studierte er ab 1777 Jura in Jena und Duisburg. 1781-90 bekleidete er hohe Ämter in Petersburg und Estland; gleichzeitig leitete er in Reval ein Liebhabertheater. 1790 reiste er nach Mainz, Mannheim und Paris. 1792 kehrte er nach Rußland zurück, ging 1798 als Theaterdichter nach Wien und 1800 wieder nach Rußland, wo er unter dem Verdacht, Jakobiner zu sein, verhaftet und nach Sibirien verbannt wurde. Nach vier Monaten wurde er begnadigt und zum Direktor der Deutschen Hofschauspiels in Petersburg ernannt.

1801, nach der Ermordung des Zaren, ließ sich Kotzebue in Weimar nieder. Ein Konflikt mit Goethe eskalierte so weit, daß er erneut nach Paris reiste. Ab 1803 gab er gemeinsam mit Garlieb Merkel von Berlin aus die gegen Goethe und die Brüder August Wilhelm und Friedrich Schlegel gerichtete Zeitschrift »Der Freimüthige« heraus, zerstritt sich aber schon bald mit Merkel und kündigte seine Mitarbeit auf. Nach Napoleons Sieg 1806 floh er nach Estland, von wo er die antinapoleonischen Zeitschriften »Die Biene« und »Die Grille« herausgab. Nach der Niederlage Napoleons 1813 wurde er zum Generalkonsul in Preußen ernannt, zog nach Königsberg und übernahm die Leitung des Theaters.

1817 kehrte er nach Weimar zurück und gründete das »Litterarische Wochenblatt«, in dem er gegen die politischen Ziele der studentischen Turnerbünde und Burschenschaften, gegen Demokratie und Pressefreiheit zu Felde zog. Seine Ermordung durch den Jenaer Burschenschafter Karl Ludwig Sand gab Anlaß für die Karlsbader Beschlüsse.







Werke u.a.:

• 1789 Menschenhass und Reue (Drama)

• 1790 Doctor Bahrdt mit der eisernen Stirn, oder die deutsche Union gegen Zimmermann (Schmähschrift)

• 1799 Der hyperboreeische Esel oder die heutige Bildung (Pamphlet)

• 1801 Das merkwürdigste Jahr meines Lebens (2 Bände)

• 1801 Die deutschen Kleinstädter (Lustspiel)

• 1814/15 Geschichte des Deutschen Reiches von dessen Ursprunge bis zu dessen Untergange



Im Projekt Gutenberg-DE vorhanden:

• Die deutschen Kleinstädter(Lustspiel)































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1364 vezesFale com o autor