Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bangô,o Veneno Sagrado de uma Rã Especial -- 11/06/2005 - 14:01 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bangô , o Veneno Sagrado de uma Rã Especial



Há vários séculos atrás , muitos índios das tribos Maias , Astecas , Incas e de algumas tribos da Amazônia utilizavam o veneno denominado bangô , retirado de uma rã muito especial .

Uma das lendas diz que Bangô era a pura e virgem deusa da cura , que nunca deveria perder a sua castidade . Mas , um dia ela se apaixonou por um mortal e foi deflorada por ele . Tupã ao saber disto castigou a deusa , transformando – a numa rã . Porém , mesmo como animal , Bangô não perdeu o seu poder de ajudar a saúde das pessoas , pois ela foi dotada de um veneno curativo .

Numa das tribos , havia um pajé que sonhava todos os dias com uma rã de cor diferente , que seria a cura de todas as doenças . Certa noite , este sábio índio estava passeando pela floresta , quando de repente viu a famosa rã dos seus sonhos . Então , ele levou este animal até a sua oca para estuda- lo . Depois de várias experiências , ele descobriu que aplicando o veneno desta rã num índio doente , nos primeiros quinze minutos ele passa muito mal , mas depois ele volta ao normal e fica totalmente curado .

Então , o veneno de bangô passou a ser utilizado nas curas e nos rituais indígenas .

No final dos anos cinqüenta e no começo dos anos sessenta , um cientista veio pesquisar os hábitos dos índios da Amazônia e inspirado no Xamanismo deles , formou uma nova seita religiosa . Nela , a cura de doentes através do veneno de bangô era comum .

Muitos anos se passaram e o interesse dos brancos pelo Xamanismo indígena foi diminuindo e a cura pelo bangô foi sendo esquecida .

Mas , no final dos anos noventa , um ex – pajé da Amazônia veio morar no Paraná e iniciou novos rituais xamânicos com a cura através do veneno de Bangô . Hoje , em 2005 várias pessoas de todo o mundo vem ao Paraná , um dos estados do sul do Brasil , para se consultar com este pajé .

O veneno de bangô foi estudado por vários médicos , que não conseguiram explicações científicas para as curas reais .

Mas , existiram casos de pessoas com doenças como : Câncer e Aids que foram curadas pelo veneno de bangô através de rituais xamânicos .

Segundo a índia Guaraciara Napuceno , primeiro , o veneno é injetado no paciente . Então , nos primeiros quinze minutos , o veneno do bangô limpa a alma e o corpo do doente através de um ritual xamânico . Por isto , no começo , o paciente tem febre , entra em convulsão e sua alma vai para outra dimensão . Depois destes quinze minutos com o corpo e a alma purificados , o doente se livra das moléstias .



E você leitor , qual é a sua opinião ?

Artigo escrito por :

Luciana do Rocio Mallon .

&

Guaraciara Napuceno ( índia amazonense )



Observação : A cópia deste texto é permitida , desde que apareça o nome das autoras no final . O não cumprimento desta norma acarretará penas previstas por lei .







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui