Usina de Letras
Usina de Letras
206 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Programa de informática revoluciona Educação -- 20/06/2005 - 11:29 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As novas tecnologias revelam-se inerentes à modernização dos processos gerenciais de uma importante máquina conhecida como EDUCAÇÃO, cuja estrutura arcaica mostrava-se viciante e geradora de gargalos (burocracia) que dificultavam o trânsito da informação dentro de sua própria esfera.



Modernizar os processos administrativos, possibilitando a intercomunicação entre as diversas faces do conjunto educacional passou a ser questão de honra à Secretaria de Estado da Educação que lançou, em meados de 2000, o Gdae – Gestão Dinâmica da Administração Escolar, programa que reúne dados e informações pertinentes ao desenvolvimento e à consolidação dos projetos da respectiva área. Um exemplo do esforço que o Governo faz ao tentar centralizar todas as dezenas de milhões de informações diárias das mais de seis mil unidades escolares que compõem a pasta.



De um simples computador, de qualquer lugar do planeta, hoje é possível acompanhar a vida escolar de um estudante, saber onde ele está matriculado, para onde se transferiu, como estão suas notas, sua freqüência, se já esteve ausente das aulas por motivo de doença – tudo isso através da digitação de uma simples seqüência numérica: o RG escolar.



Esta mesma revolução também se aplica à gestão administrativa que, por meio do RSPV (código individual de cada servidor), é capaz de saber se o funcionário se ausentou do serviço, qual o motivo, como está seu desempenho profissional; provisionar o surgimento de classes e séries para um novo semestre ou ano letivo, acompanhar a atribuição das aulas, os profissionais da educação contratados e o tempo dessa contratação também é possível através do Gdae, que não raro, gerencia a distribuição e a utilização das verbas remetidas às escolas pelos mais diferentes órgãos governamentais.



A reunião destas informações permite à Secretaria da Educação ter uma visão global de todos os setores que integram o seu organograma, dessa forma, gerenciar passa a ser um processo comum, dinâmico, transparente, algo que a sociedade sempre exigiu dos órgãos públicos estaduais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui