Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62160 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Significados Místicos do Espelho -- 23/07/2005 - 14:25 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre o Significado Místico do Espelho



O dicionário define espelho como : “ qualquer superfície de vidro ou metal polido , que reflete imagens . “

Mas , para alguns místicos o espelho tem um significado muito mais profundo do que esta definição acima .

Alguns esotéricos afirmam que através da meditação em frente ao espelho , somos capazes de vermos o que fomos em outras reencarnações .

Porém nada foi provado , cientificamente , sobre isto .



A Literatura e o Espelho



A Literatura é uma arte que explora muito o significado místico do espelho . Comentaremos algumas destas obras abaixo :



O Mito de Narciso



Segundo a Mitologia Grega , Narciso era um moço muito bonito , que devido a uma maldição nunca poderia se olhar num espelho .

Um certo dia , este rapaz estava na beira de um lago e através da água viu o próprio reflexo e se apaixonou por ele mesmo . Por isto , ele se jogou na água para abraçar a sua imagem e se afogou . Assim , na beira deste lago este moço se transformou numa flor : o Narciso .



Viagem de Alice Através do Espelho



Na viagem de Alice através do espelho , esta menina entra dentro do espelho e descobre um mundo mágico , uma outra dimensão , onde os objetos têm vida .



Feiticeiras Que Falam Com o Espelho



Na Literatura Infantil é comum as bruxas falarem com o espelho , a mais conhecida era a madrasta da Branca de Neve , que sempre consultava o espelho para saber se era a mais bonita do reino .



Vampiros Que Não Podem Se Olhar Em Espelhos



Segundo alguns mitos europeus , os vampiros são privados de ver a própria imagem no espelho , isto porque eles são mortos – vivos e não pertencem a nossa dimensão , apesar de se alimentarem do sangue das pessoas vivas .



Novelas Espíritas e o Espelho



Na atual novela chamada Alma Gêmea , a personagem indígena Serena é reencarnação da rica Luna .

Quando a índia fica no ateliê de Luna , ás vezes ela vê esta mulher no lugar de sua imagem , mas outras vezes ela vê Luna chorando dentro do espelho .



O Barroco e o Espelho



O espelho é uma figura especial do Barroco , muito usado na Literatura quanto nas Artes Plásticas .



Superstições e o Espelho



Há uma superstição que diz que quando começa a trovejar é preciso cobrir todos os espelhos da casa .

Outra superstição diz que não se deve fazer caretas em frente ao espelho , pois um anjo pode passar , dizer amém e fazer com que a pessoa fique com a careta que fez , em frente ao espelho , para sempre .



Experiências Espirituais Através do Espelho



Em 1987 , eu morava em Brasília e tinha duas amigas curiosas : Raquel e Érica . Elas eram muito ligadas nos assuntos sobre ocultismo .

Uma certa vez , Raquel ficou sabendo que através do espelho poderíamos ver quem fomos na outra reencarnação .

Então eu e Érica fomos ao apartamento de Raquel , entramos no quarto , fechamos : a porta e as cortinas , depois apanhamos duas velas vermelhas . Acendemos estas velas e colocamos uma do lado esquerdo da penteadeira e outra do lado direito .

Então , Raquel se olhou no espelho e exclamou :

- Espelho , mostre – me quem eu era em outra reencarnação !

A menina ficou com os seus olhos estalados fixos no espelho .

Depois de dez minutos , ela levou um susto e perguntou ao espelho :

- Eu fui isto ?

Após esta pergunta , a garota desmaiou .

Eu e Érica não vimos nada , porém acreditamos que Raquel deve ter visto alguma coisa .

Meia – hora depois , ela acordou e nos disse que não se lembrava de nada .

Assim eu pedi para fazer a mesma experiência sozinha no espelho , mas eu não senti nada e também não vi coisa nenhuma .



O Cachorro do Espelho



A história abaixo aconteceu com uma colega minha , ela achou este fato interessante e me pediu para escreve – lo na Internet .

Porém , os nomes das personagens das vidas reais foram trocados para manter as identidades deles .

Em 1995 , o marido de Patrícia foi transferido de São Paulo para Curitiba . Então , o casal comprou uma casa simples , de madeira , no bairro chamado Bacacheri .

Logo , esta moça decorou sua nova casa com primor .

Ela colocou uma penteadeira no quarto , espelho no banheiro e espelho no corredor .

Quinze dias depois de decorar toda a casa , Patrícia estava se penteando em frente ao espelho de sua penteadeira , quando de repente viu através do espelho que havia um cachorro da raça labrador em sua cama .

Assustada , ela se virou para trás e notou que não existia cachorro algum .

Então , ela revistou a sua casa inteira em busca deste misterioso cão . Esta moça , também , verificou se as portas e os portões estavam fechados e todos estavam em plena segurança .

Três dias depois , esta mulher estava arrumando um quadro em frente ao espelho do corredor , quando de repente viu o mesmo cachorro labrador no espelho . Então , ela se virou para trás e não viu animal nenhum .

Cinco dias depois , Patrícia estava escovando os dentes em frente ao espelho de seu banheiro , quando de repente viu o mesmo cachorro pelo espelho . Assim , ela olhou para trás e , novamente , não viu cão nenhum .

Dois dias depois , esta moça foi convidada para a festa de aniversário da vizinha que morava ao lado , que se chamava Anita .

Chegando lá , conversa vai e conversa vem , Patrícia perguntou para a aniversariante :

- A senhora conheceu os antigos moradores da casa onde estou morando ?

Deste jeito , Anita respondeu :

- Sim , era um casal de idosos muito simpático .

Outra vez , a moça indagou :

- A senhora sabe se eles tinham algum animal de estimação ?

Desta maneira , Anita disse :

- Sim , eles tinham um cachorro labrador todo amarelo . O coitado levou um tiro ao tentar defender os donos , quando um ladrão tentou assaltar a casa .

Espantada , Patrícia perguntou :

- Este animal morreu tentando defender os donos ? !

- O ladrão levou alguma coisa ?

- Os antigos donos da casa ainda estão vivos ?

Então , Anita respondeu :

- O ladrão não levou nada , apenas matou o cachorro , ficou com medo de que o barulho chamasse a atenção dos vizinhos e fugiu . Os donos deste animal , ficaram muito tristes . Eles faleceram ano passado : Dona Maria faleceu de pneumonia e o seu Paulo morreu de falência múltipla dos órgãos .

Assim , Patrícia indagou :

- Por acaso , a senhora tem a foto deste cachorro deles ?

Desta maneira , Anita pegou um álbum de fotografias e mostrou o casal de idosos com o seu animal de estimação .

Deste jeito , a moça comprovou que o cachorro que sempre aparecia nos espelhos da sua casa era o mesmo animal que pertenceu aos antigos donos de sua atual casa .

E você leitor , acredita no significado místico do espelho ?

Luciana do Rocio Mallon .

Observação : A cópia deste texto é permitida , desde que apareça o nome da autora no final dele , o não cumprimento desta norma acarretará em penas previstas por lei .







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui