Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PROPOSTAS PARA O FIM DA CORRUPÇÃO -- 01/08/2005 - 08:07 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROPOSTAS PARA O FIM DA CORRUPÇÃO


0000FF”> Depois de mais um escândalo de corrupção envolvendo parlamentares de quase todos os partidos, temos a sensação de que não existem políticos honestos, de que todos eles disputam uma eleição não para servir ao povo, mas sim para se apossar tanto do dinheiro e dos bens públicos quanto dos benefícios que o cargo lhes oferece. E isso é muito perigoso, porque desmotivação o já desmotivado eleitor a participar na construção de um pais mais justo e melhor.

Não tenho bola de cristal para saber o que deve ser feito para acabar com tamanha corrupção nem para evitar que pessoas escrupulosos avancem sobre o dinheiro público feitos urubus esfomeados sobre a carniça, mas não restam dúvidas que uma urgente reforma política é necessária.

É preciso não só fortalecer os partidos, para evitar esta promiscuidade, como se o congresso fosse um bordel e os partidos as prostitutas, como também acabar com essa forma equivocada de financiamento de campanhas eleitorais. Ou se faz o financiamento público ou se permite o financiamento privado com regras simples e claras. Esse meio termo é que não dá para continuar.

Não resta dúvida que a fidelidade partidária evitaria o toma-la-da-ca. Isso já deveria ter feito a muito tempo. Pois fazem décadas que os parlamentares trocam o apoio ao governo por liberação de verbas para suas bases eleitorais.

Também deve-se aproximar o candidato de seus eleitores. É um absurdo que um eleitor possa votar num candidato que, além de não pertencer sua região, não tem a menor afinidade com a origem de seus votos. De que adianta votar num candidato que não se conhece?

Talvez isso não acabe com o mar de corrupção que se tornou o centro do poder, mas contribuiria consideravelmente para reduzi-la. Agora temos que fazer nossa parte, exigindo dos políticos que algo assim seja feito.





LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

LITERATURA E PORNOGRAFIA

POR QUE MARCOS VALÉRIO MENTE TANTO?

E AGORA PT?

O GOVERNO LULA E A REVOLUÇÃO FRANCESA

A USNA DE LETRAS E A CORRUPÇÃO

EU QUERO O MEU PT DE VOLTA

A MULHER TRAÍDA

AOS USINEIROS

AS CONTRADIÇÕES NO CASO SHIAVO

A AMÉRICA DO SUL NÃO É MAIS QUINTAL DOS EUA

VAI FALTAR EMOÇÃO

O PT NA ENCRUZILHADA

O QUE ESPERAR DE 2005?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui