Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Encastelados no Congresso Nacional -- 06/09/2005 - 14:36 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No dia 29 de junho de 2005 aconteceu uma manifestação de produtores rurais em Brasília quando eles trouxeram cerca de três mil tratores, e provocaram o chamado ‘tratoraço’.



Os produtores já estavam há três dias acampados na Esplanada dos Ministérios e ainda não haviam sido recebidos pelas autoridades do Governo ou pelos parlamentares.



Ao entardecer daquela quarta-feira os agricultores perderam a paciência e bloquearam com tratores todos os acessos dos prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Ninguém entrava ou saía de carro, o trânsito da Esplanada foi desviado para vias secundárias, a polícia interna do Congresso, numa mostra de eficiência, alertou por correio eletrônico todos os funcionários.



A sessão do plenário do Senado Federal que deveria ser extraordinária para discussão apenas da PEC paralela, virou palco de discussão e medo, muito medo dos senadores (as) de verem invadido o prédio do Congresso Nacional.



A Esplanada dos Ministérios é palco para várias manifestações. Várias pessoas já derramaram sangue em confronto com a polícia, vidraças foram quebradas, pedras foram atiradas, e, depois dos confrontos, muita gente já se banhou no lago construído em volta do prédio para dificultar o acesso dos manifestantes.



A Esplanada também já foi palco de muitas alegrias, muitas comemorações, e várias lágrimas de emoção também já foram derramadas. Basta lembrarmos das comemorações da Seleção Brasileira de Futebol, as posses dos Presidentes eleitos e vários eventos e shows artísticos.



Temendo a fúria e a força dos tratores, alguns senadores tiveram que intervir junto aos manifestantes para conter a invasão iminente. Nunca os parlamentares ficaram tão apavorados como desta vez.



Mas esta invasão acontecerá outras vezes. Os encastelados correm perigo enquanto um pequeno grupo estiver pisando em tapete, cercado de mármore e ar refrigerado, e outro grande grupo com os pés descalços, sem escola pública de qualidade, morando nos subúrbios e sem emprego.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui