Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre Casamento e Noivas -- 01/10/2005 - 15:03 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre Casamento e Noivas



O dicionário define casamento como matrimônio ou união entre duas pessoas .

Mas , para o misticismo casamento é muito mais do que esta simples definição .

Por isto , há muitas lendas sobre matrimônio , vamos ver algumas abaixo .



Ação do Noivo de Carregar a Noiva nos Braços



A atitude do noivo de carregar a noiva nos braços, quando os recém casados entram na casa nova , vem da antiga Roma .Naquela época , as pessoas acreditavam que os espíritos maus ficavam na porta de entrada , tendo a noiva que ser carregada .



Bolo de Noiva



Ainda na antiga Roma , a noiva entrava no altar com ramos de trigo , que significavam farturas no casamento . Depois eles foram substituídos por pão , que mais tarde foi trocado pelo famoso bolo da noiva , que se come na festa . Aqui , esta tradição ainda está viva e tem um significado : a noiva precisa ser a primeira a cortar um pedaço do bolo para levar um pedaço da felicidade para sua nova casa .



Vestido Branco



Na antiga Roma , as noivas ricas se casavam com bordados em jóias para trazer uma vida cheia de fartura .

Quem usou o primeiro vestido branco para casar – se foi Maria Stuart , cujo o noivo era Francisco II . Ela escolheu esta cor porque significa pureza .

Mas , só no fim do século XVII é que as noivas adotaram o branco como a cor oficial do vestido .



Enterrando uma Noiva



No final do século XVII foi adotado um novo hábito : quando uma mulher que estava prometida para o casamento falecia , ela era enterrada com um vestido de noiva . Em muitas regiões este hábito está vivo até hoje .



Sonhar Com Noiva Dá Azar



Existe uma supertição que diz que sonhar com noiva dá azar e pode ser aviso de morte .

No programa Linha Direta , da Rede Globo , houve um fato em que isto aconteceu : uma jovem sonhou que estava vestida de noiva e no dia seguinte foi assassinada pelo namorado .



O Noivo Não Pode Ver o Vestido Noiva Antes do Casamento



Segundo a tradição dos antigos romanos , o noivo não pode ver o vestido de noiva antes do casamento , pois dá azar .

Na Literatura há vários casos assim .



Quem Pegar o Buquê da Noiva Será a Próxima a Casar



Segundo a tradição medieval , a mulher solteira que pegar o buquê da noiva será a próxima a casar .

Existem vários relatos que dizem que esta supertição é real , basta você perguntar para a sua avó ou para a sua mãe , que elas contarão vários casos .



A Menina Que Foi Dama de Honra Duas Vezes Seguidas Não Casará



Existe uma outra lenda que afirma que a menina que foi dama de honra duas vezes em dois anos consecutivos morrerá solteira .



Lenda da Noiva Fantasma



É incrível , mas toda a cidade tem uma lenda sobre uma noiva fantasma .

Geralmente , a história é semelhante a esta :

Era uma vez , uma noiva que estava indo se casar , de repente o seu carro teve um acidente no meio da estrada , por isto ela faleceu e até hoje o seu fantasma costuma aparecer naquele mesmo local .

E você , leitor , acredita nas lendas sobre noivas ?

Luciana do Rocio Mallon .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui