Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO -- 10/10/2005 - 12:54 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO

Um texto para os candidatos aos vestibulares das Universidades e Faculdades Brasileiras





João Ferreira

10 de outubro de 2005



Meus amigos.

Estava pensando nas dificuldades que vocês, alunos do terceiro ano de ensino médio, e candidatos aos exames do PAS, do ENEM e aos vestibulares de Universidades e Faculdades têm no item redação que faz parte das provas de seleção universitária. Falando com uns e com outros, percebemos que, no meio estudantil, a “redação” virou um bicho de sete cabeças. Por dois motivos principais. Primeiro porque ela é eliminatória: os estudantes têm medo de que ela os reprove ou exclua; em segundo lugar, porque poucos alunos tomam a sério a prática da redação, muitas vezes até porque não encontram um professor capaz de gastar cinco minutos para lhes dar uma orientação básica sobre a maneira de encarar o problema da redação.

Ora bem. Eu acho que a maneira prática de dominar este bicho-papão, é encará-lo de frente. É preciso, primeiro, entender bem de que é que se trata quando se fala de redação e enfrentar.

Vamos tentar dar uma pequena ajuda a vocês.

Vai ser uma conversa simples, aqui nas páginas da Usinadeletras.

Tudo em três pequenos módulos, ou seja, em três sessões rápidas de conversa, cara a cara. Vocês só têm que ler, pensar um pouco sobre o conteúdo da leitura e praticar depois.

Na primeiro módulo, vamos tentar entender o que é redação. Ao explicarmos o que é redação, estaremos elaborando uma teoria da redação. Para entendermos o que é uma determinada coisa ou uma questão, temos de pesquisar para saber o que é essa coisa ou essa questão. No que toca à redação, chamamos isso de “fundamentos da redação”. A construção de uma casa ou de um prédio precisa de fundamentos e de alicerces. A redação também precisa de fundamentos.

O segundo módulo será reservado à metodologia da redação. Falando de metodologia da redação, desejamos dizer para vocês que todo o redator precisa de saber “como organizar o texto” que vai escrever.

O terceiro módulo será dedicado à “Prática da Redação”. Praticar a redação é praticar a escrita. É “escrever”, redigir.

Bom é escrever quando alguém já está de posse da teoria da redação e da metodologia necessária à produção do texto.

Nesses três módulos será dada a chave para o estudante ficar mais confiante em suas capacidades de redigir um texto.

Em dois dias vocês vão ter aqui, neste meu site da Usinadeletras, esses três pequenos módulos, simples e curtos, especialmente escritos para os candidatos aos vestibulares das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Leiam e tirem deles o melhor proveito.



Brasília, 10 de outubro de 2005

João Ferreira
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 5575 vezesFale com o autor