Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA -- 18/10/2001 - 15:01 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA



João Ferreira

18 de outubro de 2001





1. Quando se fala em análise e interpretação literária pensa-se, em primeiro lugar, num processo de acesso à obra de cunho literário. É literário o texto dotado de literariedade (literaturnost), isto é, com nível artístico da palavra. O processo de análise e de interpretação é metodologicamente conduzido de forma a colocar o leitor perante dados que o podem levar a um entendimento adequado do texto que lê ou pesquisa.

2. Na Análise e interpretação da obra literária, o teórico da literatura e o crítico literário tentam mostrar não apenas aspectos teóricos e críticos que devem ser tidos em conta na leitura, mas ainda aspectos didáticos que facilitam o contato e a apreensão do conteúdo do texto.

3. Dependendo do gênero que se lê, há processos específicos de leitura. Por isso mesmo, a análise tem suas nuances específicas segundo se trata da análise de uma narrativa, da análise de um poema, da análise de uma peça de teatro ou da análise de um ensaio ou de uma obra crítica.

4. Bibliografia especializada em português, original ou traduzida, existe hoje em abundância. Tanto no que diz respeito a técnicas de leitura, teoria do texto, teoria da narrativa, estrutura da obra literária, hermenêutica do texto e relação entre texto e contexto, como sobre linguística e texto literário,etc.

5. É clássico o livro "Análise e interpretação da obra literária" de Wolfgang Kayser (1906-1960), professor de Literatura Alemã na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 1941 a 1946 e bolsista do Instituto de Alta Cultura de 1946 a 1950. Foi colega do professor Paulo Quintela na Universidade de Berlim. Embora antigo, esse livro tem a vantagem de ser atualizado pelo conhecimento que tem da crítica imanentista e do formalismo russo e pela independência que demonstra na defesa das teorias críticas mais convenientes no processo de leitura. Produzido em Portugal e publicado pela primeira vez em Coimbra, em 1948, pelo editor Arménio Amado, esse livro só posteriormente é editado na Alemanha, com o título de "Das sprachliche Kunstwerk".

6.Wolfgang Kayser, em prefácio apenso à primeira edição portuguesa, já dizia que "este livro é uma introdução aos métodos de trabalho com cujo auxílio se abre a compreensão de qualquer obra literária como obra de arte". W. Kayser afirma ainda que "a investigação das últimas décadas trabalhou predominantemente com outros objetivos", e colocou a obra literária frente a outros objetivos extra-poéticos, julgando "encontrar aí a verdadeira vida de que a obra então seria o reflexo". Em resposta, Kayser dizia já então, alinhando nos princípios formalistas e na perspectiva do New Criticism que "uma obra literária não vive nem deriva como reflexo de qualquer outra coisa, mas sim como estrutura linguística fechada e completa em si mesma".

7. O livro de W. Kayser desenvolve um esquema que se preocupa não apenas com os conceitos fundamentais da análise literária, mas também com a fábula, com as formas linguísticas, com o estrato da palavra, com os problemas da construção da narrativa, com a configuração do diálogo na narrativa, com modos e formas do discurso, com o ritmo no verso e o ritmo na prosa.

8.Este livro, que teve várias edições em Portugal, mostra um pouco o tipo de teoria da literatura ensinada no meio universitário de Língua portuguesa no final da década de 40, e décadas seguintes, teoria que em Kayser alinhava na intenção da crítica da recepção com os estudos de vanguarda que fizeram sucesso nas décadas de 50, 60 e 70, particularmente promovidos pelo formalismo russo, pelo New criticism e pelo Estrutralismo.

9. Para quem desejar conhecer de perto o livro de Kayser, tem aqui a ficha bibliográfica: WOLFGANG KAYSER, Análise e Interpretação da obra literária, 4ª edição,Coimbra, Arménio Amado, 1967 e 1968. 2 volumes.





João Ferreira

18 de outubro de 2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 8419 vezesFale com o autor