Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->UM GATO NO ESPELHO -- 10/10/2007 - 10:41 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

UM GATO NO ESPELHO



    Maria Hilda de J. Alão.    



Um gato, parado diante do espelho do quarto de sua dona, discutia com sua imagem refletida. - Quem é você? Pensa que vai tomar o meu lugar nesta casa? Miauuurur! Aqui não vai ficar.



Dormir no meu cestinho nem pensar. Também não terá os carinhos da menina Lili. Pode sair! Já! Olha, eu já mandei! Sai daí valentão imitador! Miauuurur! Estou ficando nervoso. Olha só o meu pelo todo arrepiado. O bichano, todo eriçado e com o corpo curvado, partiu para cima da imagem dando uma testada no espelho que doeu bastante.



Como o outro bichano não saiu nem se abalou, ele resolveu desafiá-lo para um duelo. - Não adianta ficar me imitando o tempo todo.



Vamos duelar, briga de gato pra valer! Pode ser aqui ou no telhado. O vencedor fica na casa. Miauuurrur! Uma aranha, que morava atrás da cortina do quarto, cansada de ouvir o falatório do gato, saiu e pendurada num fio de sua teia se pôs a apreciar o teatro que o gato fazia com sua imagem refletida no espelho. Estava engraçado.



O gato pulava, arrepiava-se, miava, arreganhava os dentes para a imagem como se estivesse diante de um inimigo. A princípio a aranha se divertiu.



Um tempo depois ela já estava sentindo a agulhada de sua consciência que dizia: “não ria da ignorância alheia”. É. O gato não sabia que aquele outro gato era ele mesmo. Foi aí que ela tomou uma atitude correta. - Olá amigo bichano! Por que está tão bravo assim? - É que apareceu este gato estranho para tomar o meu lugar.  – disse ele sacudindo o rabo com força fazendo uma careta para a imagem. - Amigo, amigo! Este que você vê aí é você mesmo.



O amigo está diante de um espelho. Veja, se eu esticar o meu fio mais um pouco eu vejo outra aranha que sou eu mesma. - Dona aranha, mas que confusão é esta? – perguntou o bichano. - Não tem confusão nenhuma. Veja! – e esticando o fio de sua teia, aranha apareceu no espelho gritando para o gato: - Olha eu aí! Tá vendo? É a minha imagem. Eu não vou brigar com ela pensando que ela quer a minha casa. É isso amigo. É o seu reflexo no espelho. - Então este sou eu...eu? Meu Deus! Não sabia que eu era assim! – perguntava de boca aberta o bichano. - Claro! É você mesmo. – respondeu a aranha contente. - Todos os gatos são iguais a mim...? – quis saber. - Não. Todos os animais são diferentes uns dos outros. Para dar um exemplo: tem gato todo branco, malhado, preto e branco, grande, pequeno e assim por diante. Isso vale para todos os seres existentes na natureza. Se tudo fosse igual, já imaginou o quanto monótono seria o mundo? – respondeu a aranha. Então o gato, já mais calmo, começou a olhar mais atento para o espelho.



Levantou a pata da frente, a imagem repetiu o gesto. Abriu a boca imitando um tigre, a imagem fez o mesmo. Ele gostou do que viu e disse para a aranha. - Obrigado amiga aranha por ter me esclarecido. Eu nunca havia me visto num espelho, daí a minha ignorância. - Adeus amigo bichano! Não fique muito tempo diante do espelho... – disse ela rindo e escalando, lentamente, o fio da teia para voltar a sua casa atrás da cortina do quarto. Faça como a aranha. Não ria, esclareça.  



10/10/07.



(histórias que contava para o meu neto.)  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 24Exibido 1637 vezesFale com o autor