Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas de Inês de Castro, a Rainha Morta -- 22/10/2005 - 14:14 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas de Inês de Castro , a Rainha Morta



Mês passado passou num teatro da cidade onde moro , a peça intitulada : Inês , a Rainha Morta .

Muitas pessoas sabem que Inês de Castro foi amante de Dom Pedro de Portugal , mas a família real não aceitando o romance , mandou mata – la . Porém , Dom Pedro ao ocupar o trono de Portugal puniu os assassinos de sua amada e coroou o cadáver dela , ordenando que todos beijassem a mão da morta em sinal de respeito .Assim , Inês só foi rainha depois de falecida .

Porém o que muita gente não sabe são as várias versões desta lenda , que foram contadas pelo meu ex – professor de Literatura do cursinho , já falecido . Veremos algumas destas histórias abaixo :



Pacto com o Diabo



Inês de Castro trabalhava em um lupanar de luxo em Portugal , porém não gostava da vida que levava .

Um certo dia , ela consultou uma feiticeira para que fizesse uma magia para se livrar da vida no bordel .

Então esta bruxa aconselhou a cortesã a fazer um pacto com o diabo .

Numa noite de Lua cheia , Inês matou um bode negro , acendeu velas vermelhas e disse :

- Em nome de satanás , eu deixarei a vida no bordel , casarei com um rei e serei uma rainha mesmo depois de morta .

Uma semana depois , Dom Pedro de Portugal apareceu naquele cabaré , olhou para Inês e se apaixonou por ela .

Mas , a família real descobriu este romance e mandou matar a cortesã . Porém , ao conseguir o trono real , Dom Pedro castigou os assassinos de Inês . Depois disto ele coroou a sua amada mandando que todos beijassem as mãos dela em sinal de submissão . Aconteceu como Inês previu em seu pacto com o diabo : ela foi rainha depois de morta .



Inês como Camponesa



Há muitos anos atrás , em Portugal , havia uma camponesa sonhadora chamada Inês , que sonhava em ser rainha .

Um certo dia ela discutiu com sua mãe por causa deste sonho e foi chorar em seu quarto .

Naquele momento ela se olhou no espelho e disse :

- Um dia serei rainha mesmo que seja depois de morta .

Uma semana depois , Dom de Pedro estava passeando nas lavouras do povo , quando viu Inês e se apaixonou por ela .

Porém , a família real descobriu o namoro dos dois e mandou matar Inês . Mas , quando ocupou o trono de Portugal , Dom Pedro castigou os assassinos de sua amada e a coroou depois de falecida .



Inês , a Rainha Morta como Pomba – Gira



Como muita gente sabe as pombas – gira são entidades da Umbanda , que ajudam mulheres solteiras a arranjarem maridos e mulheres casadas a manterem seus casamentos . Geralmente , as pomba – gira existiram na Terra e foram mulheres sedutoras , porém sofridas e vingativas .

A umbanda admite várias pombas - gira , exemplos : Maria Padilha , que era uma espanhola que livrou um rei da morte ; Maria Malumbo , que foi uma cortesã sofrida ; Cigana Rosa , que foi perseguida ; Cigana das Sete Saias , que usava uma saia com sete babados de cores diferentes e Domitila que foi amante de um imperador . Aqui o mais interessante é que há terreiros que afirmam existir a pomba – gira Inês , a Rainha morta , esta mesma das lendas acima , muitos umbandistas falam que ela se manifesta em rituais .



E você , leitor , conhece lendas semelhantes ?

Luciana do Rocio Mallon .

Comentarios

Angela Beatriz Felicio  - 22/12/2023

Venho pesquisando nos últimos dias, ansiosamente, sobre este trágico personagem da história de Portugal, Inês de Castro, porque tenho mediunidade e há 2 dias ouvi claramente em minha mente, de forma inesperada, este nome, não sabia nada sobre ela além do ditado popular " Inês é Morta..." hoje, encontrei um vídeo de um historiador e professor português com informações históricas bem consistentes que confirma o fundo político e vingativo de seu assassinato com a finalidade de prejudicar e abalar o moral de seu esposo D.Pedro I de Portugal mas minha intuição dizia que havia uma ligação desta rainha portuguesa assassinada com trabalhos da espiritualidade e com meu trabalho mediúnico, desconfiei que poderia estar ela, nos dias de hoje, trabalhando na falange das Pombas Giras e por um "acaso" encontrei este site. Muito obrigado.

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui