Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
95 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 54717 )
Cartas ( 21051)
Contos (12071)
Cordel (9440)
Crônicas (21012)
Discursos (3106)
Ensaios - (9890)
Erótico (13106)
Frases (39732)
Humor (17538)
Infantil (3557)
Infanto Juvenil (2306)
Letras de Música (5410)
Peça de Teatro (1309)
Poesias (135400)
Redação (2862)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2371)
Textos Jurídicos (1913)
Textos Religiosos/Sermões (4159)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Teses_Monologos-->O CEGO DE JERICÓ - A CHAVE DO SUCESSO -- 11/11/2010 - 18:01 (ANGELA FARIA DE PAULA LIMA) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
O CEGO DE JERICÓ - A CHAVE DO SUCESSO

Livro de Marcos, capítulo 10, versículos de 46 a52

Este trecho nos conta a respeito de um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu que estava mendigando no caminho por onde Cristo passava. Ao ouvir que era o Mestre, começou a gritar e clamar dizendo: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim! Muitos o repreenderam, mas ele continuou clamando. Jesus, parando, pediu que o chamassem. E ele, lançando de si a capa, levantou e foi ter com Jesus.
E Jesus perguntou-lhe: - QUE QUERES QUE TE FAÇA?
E Bartimeu respondeu: - Que eu tenha vista!
E Jesus lhe disse: - Vai a tua fé te curou
E logo viu e seguiu a Jesus pelo caminho.

-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/

Sempre achei muito curiosa a pergunta de Cristo ao cego. Que queres tu que eu faça? Parece óbvio que o desejo de um cego fosse ver!
Mas essa é a grande maravilha do Mestre dos Mestres. Ele nunca se curvou ao óbvio...

Nesta narrativa aprendemos uma série de meios para se conseguir a cura dos nossos males.

Vamos por partes:

É interessante notar que logo de início é citado o fato de Bartimeu estar mendigando. Ora, o que se podia esperar de um cego, naquela época, era que estivesse mendigando. Mas consigo ver que o comportamento de mendicância é sempre a tônica da maioria dos que precisam desesperadamente de uma resolução definitiva para seus problemas. Logo partimos para a lamentação para todos os que nos cercam e que nem sempre são aqueles que poderão nos dar a chave para a resolução do que nos aflige. Entendo que esse fato queira nos mostrar, também, que existe um caminho a seguir para conseguirmos êxito em todas as nossas empreitadas. Creio que o tipo de comportamento usado nessas ocasiões facilite ou dificulte o nosso objetivo. Melhores resultados são conseguidos mediante uma ação mais positiva do nosso ânimo.

A seguir vemos Bartimeu clamando por Jesus. Vemos também que muitos o repreendem, mas ele não desiste. Creio estar aí o segundo passo da resolução dos problemas. Ele assume uma postura mais firme e não se deixa influenciar pelos que querem atrapalhá-lo no seu intento. Quando escuta Jesus passar (ou seja, quando ele se assenhoreia da solução verdadeira),fica firme e não se detém do seu objetivo.

Logo a seguir Jesus o chama e ele lança de si a capa para ir ter com Jesus. Para quê serve uma capa? Naturalmente para proteger-se. Notem que ele retira essa capa, ou seja, ele tira a sua proteção e vai livre do seu medo, enfrentando seus receios, mas assume outra postura, positiva e firme.

A seguir, ouve a pergunta de Cristo: - Que queres tu que eu te faça? Para mim, essa é a parte mais maravilhosa do ensinamento desse episódio. O que parece óbvio para nós nem sempre é o óbvio para Deus. Muitas vezes fazemos favores ao nosso próximo sem perguntar a ele o que ele realmente deseja que nós façamos. Muitas vezes nos precipitamos à frente do desejo do outro como se ver fosse o mais importante para o cego ou andar fosse mais importante para o paralítico. E SE NÃO FÔR?... Vemos aqui que o próprio Cristo, onisciente, não julga que possa saber mais que Bartimeu a respeito do seu próprio desejo interior. Essa é uma grande lição de humildade que Cristo nos dá ao mesmo tempo em que faz com que a pessoa se certifique de qual é o seu verdadeiro desejo.

Outro ponto a chamar a atenção é a resposta firme de Bartimeu. Ele não titubeia no seu desejo e diz claramente o que quer: - Que eu tenha vista! Se não sabemos onde queremos chegar não teremos caminho para seguir. É necessário ter um desejo claro sobre o que queremos na nossa vida para podermos canalizar nossos esforços para a realização desse objetivo.

Então Bartimeu ouve Jesus dizer: - Vai a tua fé te curou! Isso nos mostra que sem a fé, sem o desejo sincero de resolver o nosso problema jamais teremos a cura (num sentido amplo) de nossos males.

Finalmente teremos a última pista para, dessa vez, manter o sucesso: E LOGO VIU E SEGUIU A JESUS PELO CAMINHO. Isto quer nos explicar que jamais manteremos o sucesso sobre quaisquer problemas se não seguirmos o caminho proposto por Jesus de praticarmos os ditames por Ele ensinados. Sem uma vida digna e correta nada terá duração.

Portanto ficam aqui os principais recursos para termos uma vida vitoriosa:

1-Deixar de lado a lamúria
2-Desejar com clareza e firmeza
3-Não se afastar do objetivo desejado
4-Livrar-se das amarras do medo
5-Acreditar no seu objetivo
6-Seguir com atitude correta e digna
7-E, o mais importante de todos:
PERMITIR QUE DEUS SEJA O NOSSO CAMINHO, VERDADE E VIDA!


11/11/2010
Comentários

MARIA ELISA  - 12/11/2010

Ângela, maravilhoso o seu texto e o seu raciocínio! Digno de um grande pastor ou padre. Adorei ter lido e me mostrou que na vida familiar isso tem um valor incrível, quando se trata do futuro dos nossos filhos. Beijo.

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Seguidores: 61Exibido 556 vezesFale com o autor