Usina de Letras
Usina de Letras
210 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brigas em Shoppings de CuritibaXVandalismo na França -- 19/11/2005 - 14:45 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brigas em Shoppings em Curitiba X Vandalismo na França



Semana passada um jornal famoso do Paraná fez uma reportagem sobre as brigas em shoppings de Curitiba , a cidade em que eu moro . Porém , esta matéria estava repleta de preconceito , pois o jornal chamava os jovens briguentos de vileiros , pelo fato de morarem em bairros humildes de periferia .

Há alguns dias atrás surgiram reportagens na televisão sobre vandalismos realizados por jovens de periferia na França .

Então , você pode perguntar :

- O que as brigas nos shoppings de Curitiba têm a ver com os vandalismos na França ?

Assim , eu respondo :

Tanto as brigas nos shoppings de Curitiba como os vandalismos realizados na França são feitos por jovens da periferia , que são adolescentes massacrados e vítimas de preconceitos nestes lugares .

Tenho um amigo francês , Charles , formado em Engenharia da Computação e que não conseguia emprego em seu país pelo fato de pertencer a uma minoria ética e de morar em um bairro simples de periferia .

Aqui , em Curitiba , tenho colegas que não conseguiram empregos em firmas “ chiques “ pelo fato de morarem em bairros de periferias .

Ana é formada em Administração e mora em um bairro humilde de periferia em Curitiba , porém não consegue arrumar emprego por morar em um bairro simples . Por exemplo : uma vez ela estava fazendo uma entrevista de emprego , tudo estava indo bem até que a entrevistadora perguntou em que bairro Ana morava e quando ela respondeu , a gerente olhou com cara feia para a moça e a dispensou da entrevista no ato .

Uma vez , tentei entrar em um shopping de Curitiba , mas pelo fato de eu estar com a calça um pouco rasgada e com o cabelo desgrenhado , o segurança me barrou e proibiu a minha entrada .

Não moro em vila mas , na minha infância , já morei . Sei que a maioria das pessoas que moram em vilas são pessoas humildes e trabalhadoras . Infelizmente , a classe alta da cidade em que moro não compreende isto .

Situação semelhante acontece na França , onde os jovens de minoria ética e moradores de periferia são barrados em shoppings e discriminados na hora de procurar um emprego .

Quais são as conseqüências disto ?

As conseqüências disto são a revolta e a violência , como está acontecendo nos lugares citados acima .

Qual seria a solução para combater esta revolta e esta violência ?

Em primeiro lugar , a tolerância precisa ser absorvida pela sociedade em todos os aspectos . Isto começa na família e na escola , os professores precisam debater o tema preconceito com os alunos e os pais precisam falar sobre os males da discriminação com os seus filhos .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui