Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lenda dos Personagens Humanos em Logotipos Comerciais -- 10/12/2005 - 14:46 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas dos Personagens Humanos em Logotipos Comerciais



Sabemos que uma personagem é uma figura dramática de peça teatral , filmes e comerciais .

Também , sabemos que logotipos são desenhos e palavras que representam uma marca .

Há duas semanas atrás , eu estava dando uma olhada num almanaque dos anos oitenta e o que mais me encantou foi uma parte que comentava sobre os produtos daquela época e de uns que fazem sucesso até hoje .

Então , me lembrei de alguns personagens que marcaram a minha infância , como : o tigre da ESSO , o tigre da Kellog’s , o gatinho da Zaelli , etc.

Porém , me recordei do que sempre mais me intrigou : os desenhos de humanos nos logotipos . Veremos alguns deles abaixo :



O Homem da Borracha



Lendo aquele almanaque dos anos oitenta , na parte dos produtos daquela época , logo me lembrei do homem que estampava as borrachas da marca MERCUR .

Assim , me transportei ao ano de 1978 , na minha entrada do maternal , quando a professora me deu um lápis preto acompanhado de uma borracha pequena e branca .

Naquela borracha havia um rapaz desenhado com cabelo comprido , barba e com roupas do século dezoito e abaixo dele tinha algo escrito . Como eu ainda não sabia ler , perguntei à professora Sandra :

- Tia , o que está escrito na minha borracha ?

Então , a mestra pegou na borracha e disse :

-MERCUR .

Assim , novamente , indaguei :

- E quem é este homem que está desenhado na borracha ?

A professora respondeu , bruscamente :

- Não sei .

Mas , novamente , eu comentei :

- Será que ele é parente do velho da farinha QUACKER ?

- É que pelo jeito eles usam a mesma roupa , né ?

Depois deste comentário , a sala inteira gargalhou .

Após tudo isto , comecei a encarar o homem desenhado na borracha e parecia que ele mudava a fisionomia , ora com um rosto triste e ora com um jeito de quem ria de mim .

Nos anos posteriores , sempre quando ganhava uma borracha da marca MERCUR , eu dava um jeito de tirar aquele homem dela , raspando o desenho com uma gilete . Pois toda a vez que olhava para ele , sentia um calafrio inexplicável .

Uma vez , numa aula de História , na sétima série , a professora falou que Mercur era um deus chamado Mercúrio nas Mitologias grego – romanas . Mas , eu me perguntei sozinha :

- Se Mercur é o deus Mercúrio , por que o homem da borracha se veste com um uniforme militar do século dezoito ?

- Não era para ele se vestir com trajes da Mitologia Grega ?

Na hora do recreio , comentei este assunto com minhas colegas e uma delas me falou sobre uma lenda que dizia que a estampa daquela borracha era do criador dela , que tinha vivido no século dezoito e que morreu assassinado . Ela também me disse que várias pessoas perceberam coisas estranhas ao encararem o homem da borracha .

Este comentário me deu arrepios e mudei de assunto .

Muito tempo se passou e chegamos ao ano de 2005 . Neste ano precisei comprar material escolar .Então , vi na vitrine da papelaria uma borracha verde da marca MERCUR , mas o logotipo dela havia mudado : em vez do rapaz do século dezoito , havia o verdadeiro deus Mercúrio da Mitologia Grega : com capacete de asas e com uma fisionomia nada assustadora .



Holandesa da Batavo

Outra personagem de logotipo de produto que me marcou muito foi aquele desenho de uma holandesa dos laticínios da marca Batavo .

Ela me transmitia uma energia boa , uma paz positiva e muita luz .

Navegando num portal de arte na Internet , me deparei com uma lenda que falava que a moça que inspirou o logotipo da Batavo pertencia à família de atores chamada Queirolo . Esta lenda , também diz que esta mulher trabalhava como modelo fotográfico naquela época fazendo a divulgação dos produtos da Batavo . Um certo dia , um desenhista desenhou o seu rosto que passou a ser o famoso logotipo desta marca .

Bem , mas isto é apenas uma lenda , pois não há nada que comprove esta história .



Menino da Farinha Pinduca

Outro personagem que me chamava a atenção era o menino da farinha Pinduca .

Na ceia do Natal de 1979 , que foi na casa do meu padrinho , vi um pacote de farinha na mesa e o que mais me chamou a atenção foi o logotipo dela : um garoto careca , magrinho , com roupas pobres e comendo bolacha .

Na ceia , ao avistar aquele personagem , cometei :

- Coitado do menino da farinha , que é pobre e não deve ter o que comer neste Natal .

Em 2003 , num site de lendas urbanas na Internet , li que o logotipo da farinha Pinduca foi , realmente , inspirado num garoto de rua , que morreu assassinado uma semana depois de posar para o desenhista que criou o logotipo .

Estes foram os logotipos humanos de produtos que mais marcaram a minha infância . Aqui, o mais interessante é que eles sempre vieram acompanhados de lendas curiosas .

Luciana do Rocio Mallon .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui