Usina de Letras
Usina de Letras
267 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O político corrupto e o coração do eleitor -- 19/12/2005 - 08:33 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que pensa o eleitor quando vê o seu candidato estampado nos jornais e na televisão envolvido em denúncias de corrupção? A primeira resposta seria ódio, decepção, vergonha etc.



Todos os candidatos de todos os partidos, sem exceção, se preocupam com as curvas estatísticas e com a probabilidade de conquistar votos. Eles analisam para onde os eleitores estão indo, o que fazer para ir ao seu encontro e as chances de ganhar a eleição.



Dezenas de estudiosos já se debruçaram sobre o assunto “corrupção na política”. Poucos, porém, têm sido os trabalhos que analisam o sentimento, o coração, a alma do eleitor decepcionado. Menciona-se, aqui, apenas o eleitor decepcionado, porque o eleitor satisfeito, realizado, deixa transparecer em seu rosto e no discurso com que defende o seu eleito o quanto está contente com o seu voto.



Percebe-se com facilidade a decepção dos eleitores, falta é quantificá-la com exatidão.



Pode-se, no entanto, fazer uma gradação em que o fator decepção seja mais forte do que a insatisfação. É claro que o eleitor fica insatisfeito, se o seu candidato promete construir uma ponte ou uma escola e não o faz. A insatisfação, contudo, pode se transformar em satisfação tão logo as obras sejam concluídas. E a decepção, é possível transformá-la em satisfação?



Para alguns políticos, falta a sensibilidade para entender o coração e o sentimento dos eleitores quando estes vêem frustrados os seus sonhos e as suas esperanças. O político flagrado fazendo mal uso do seu mandato não costuma pedir perdão aos seus eleitores, nem tampouco submete o seu mandato a uma avaliação popular. Isso, pela absoluta falta de comprometimento com aquele que o elegeu.



Nas campanhas, o eleitor se compromete com seu candidato. Vende camisetas, chaveiros, faz carreatas, coloca a bandeira do partido na janela, a foto do candidato na parede, enfim, dedica-se de corpo, alma e coração.



Do outro lado, qual é o grau de comprometimento do candidato com o eleitor? Minimamente, deveria ser exercer seu mandato com retidão e lisura, trabalhar para melhorar a vida das pessoas e prestar contas das suas ações – realizadas ou não.



O candidato exige o voto para realizar os sonhos dos eleitores. O eleitor acredita e vota desejando, no mínimo, que o candidato seja honesto. Uma vez eleito, entretanto, o político cai em tentação, quebra todo o código de honra, ética e moralidade que apresentou na campanha, e nem se desculpa com aquele que lhe devotou plena confiança.



Quando decepcionado, o eleitor não tem com quem desabafar. Se falar a um amigo que é simpatizante do candidato adversário, ouvirá pilhérias e chacotas. Se chorar no ombro de um correligionário, serão dois os magoados. Um nem mesmo terá palavras para acalentar o outro.



Depois de tanto desprezar os sentimentos dos eleitores, o que pode se passar no coração, na alma do político quando ele vê seus eleitores - que outrora foram seus seguidores -, atravessarem a rua e entrarem no comitê do adversário?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui