Usina de Letras
Usina de Letras
305 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Segredos Sobrenaturais da Dança Flamenca -- 24/12/2005 - 15:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Segredos Sobrenaturais da Dança Flamenca



O dicionário define flamenco como : dança cigana praticada , tradicionalmente , na Espanha .

Mas , sabemos que dança flamenca vai muito mais além do que esta simples definição .



Origens da Dança Flamenca



Um povo nômade saiu da Índia , passou por algumas regiões árabes e depois visitou a Europa .

Estes nômades foram batizados de ciganos e eles absorveram a dança de cada região por onde passaram e desta mistura nasceu a dança Flamenca .



Significados de Alguns Gestos da Dança Flamenca :



Movimentos Com os Braços :



Movimentos Circulares Com os Braços



Os movimentos suaves e circulares com os braços fazem nos lembrar das danças das deusas indianas , que com seus gestos ritmados com estes membros , davam a impressão de que tinham vários braços .

Para estes povos os movimentos circulares dos braços significam : a feminilidade ; a busca dos elementais do ar ; a força feminina que agradece os benefícios do ar ; gratidão pelo oxigênio que respiramos ; ritual de purificação de nossa aura e diálogo místico com outra dimensão .



Braços Que Apontam Para o Céu e Para a Terra



Este movimento tem uma razão significativa , quer dizer que : a mesma força que está em cima , também permanece embaixo .

É como diz o famoso mago Hermes Trimegisto : “ a força que move em cima , também move embaixo . “

Este gesto da dança Flamenca afirma que há uma energia superior celestial que comanda tudo que está na parte inferior . É um pedido de oração para as forças superiores .



Mãos Que Se Abrem e Se Fecham



Significam a troca de energia entre o ar e o corpo da bailarina . Porque segundo a tradição dos ciganos , a mulher precisa absorver a energia do ar para se inspirar em seus trabalhos manuais .



Sapateado



Para o Flamenco sapatear é muito mais do que fazer ruídos com o calçado acompanhando o ritmo da música .

Sapatear é invocar os espíritos dos antepassados contra o preconceito e o desprezo .

Pois diante de uma injustiça é necessário bater os pés no chão exigindo os seus direitos perante a sociedade . Afinal , os ciganos foram um povo perseguido tanto por religiões quanto por interesses políticos . Na Idade Média vários ciganos morreram na fogueira acusados injustamente de bruxaria .



Bater Palmas



Bater palmas é um ato para saudar as alegrias da vida e chamar os espíritos dos antepassados , sempre com o ritmo da música .



Dobrar os Joelhos no Ar



É sinal de respeito com os elementais do ar e da terra através da graciosidade .

Quando se dobra o joelho de uma perna no ar e esta perna volta para o chão , significa a ligação dos elementais do ar com os elementais da terra .



O Ballet Clássico Adotou Passos do Flamenco



Aqui é bom destacar que quando o Ballet Clássico , foi criado há quinhentos anos atrás , na Itália , ele adotou alguns passos do Flamenco .

Quando o rei Luís XV decidiu incrementar o Ballet Clássico ele tomou alguns passos do Flamenco e colocou nomes franceses neles .



Forças da Terra e o Duende no Flamenco



Quando falei a uma amiga evangélica que eu estava tendo aulas de Flamenco , ela mandou que eu parasse de freqüentar as aulas , pois conforme a religião dela quem estuda dança flamenca incorpora a pomba – gira .

Isto é um grande equívoco !

O que acontece aqui é que os ciganos lidam com as forças da terra , portanto têm a proteção dos elementais do solo , denominados de duendes .

Segundo os ciganos , o duende ocorre na dança Flamenca quando a ligação entre bailarinos e espectadores entra no auge seu espiritual .



Através deste artigo , notamos que o Flamenco é uma dança com uma carga espiritual muito grande , pois é uma mistura de : danças sagradas indianas , danças místicas árabes e danças tradicionais da Europa .



Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui