Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->REFORMA POLÍTICA JÁ -- 13/01/2006 - 20:44 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REFORMA POLÍTICA JÁ


Não que eu seja pessimista ou coisa parecida, entretanto não acredito no fim da corrupção com a mudança de governo, caso esta venha ocorrer nas próximas eleições. Não acho que o problema esteja nesse ou naquele partido. Desde a redemocratização do país em meados dos anos 80 o Brasil foi governado por vários partidos e todos eles, ao estarem no poder, estiveram envolvidos em episódios de corrupção. Por que acreditar que agora será diferente?

Não, não... Não será. O problema não está nesse ou naquela partido, nesse ou naquele presidente. O problema está no sistema político. É o nosso sistema quem faz com que aqueles que estão no poder tenham que usar de métodos escusos para governar. Foi assim com o PMDB, PRN, PSDB e agora com o PT. E será com o próximo também! Pelo menos enquanto não se mudar o sistema.

Mas o que fazer?

Não tenho conhecimento suficiente acerca do assunto para propor uma solução definitiva para o problema. E acredito que a maioria das pessoas que estão no poder também não tenham. No entanto, tenho cá comigo que parte da solução passa por uma reforma política. Não posso afirmar com certeza, mas acredito que a maior parte da culpa está no nosso sistema partidário.

Não se pode governar um país sem que se tenha partidos sólidos, capazes de formar um governo forte ao vencer as eleições. Até temos partidos de grande envergadura no Brasil -- o PT, PSDB, PMDB e PFL podem se encaixar perfeitamente nessa categoria. – Mas e daí, se não conseguem formar uma maioria capaz de governar?

O problema não são esses partidos: são os partidos de aluguel. São eles que, ao invés de contribuírem para a democracia, acabam transformando o apoio numa mercadoria de valor inestimável, como se o congresso fosse uma bolsa de valores. São esses partidos que vendem seus deputados em troca de cargos e até mesmo de dinheiro, como aconteceu no governo Lula.

É claro que só uma reforma política não resolve o problema. Todavia, acredito que resolveria pelo menos 50% do problema.

Só espero que esta reforma, prometida há mais uma década, não leve outra para acontecer; porque até lá continuaremos a acompanhar fatos lamentáveis, como esse do “mensalão”, independentemente de quem seja o próximo presidente. Essa é a verdade!





LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

OS DISTÚRBIOS NA FRANÇA

PLEBISCITO PARA QUÊ?

PARA QUANDO COLHERES UMA ROSA

O BRASIL ESTÁ MUDANDO?

A DEBANDADA DA USINA

NÃO VOU FICAR CALADO

OS 300 PICARETAS

O FIM DO GOVERNO LULA

USINA DE QUÊ?

PROPOSTAS PARA O FIM DA CORRUPÇÃO

LITERATURA E PORNOGRAFIA

E AGORA PT?

O GOVERNO LULA E A REVOLUÇÃO FRANCESA

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui