Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre Sapos , Rãs e Outros Batráquios -- 28/01/2006 - 14:03 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre Sapos , Rãs e Outros Batráquios



O dicionário define sapo como : nome comum dos anuros de pele verrugosa .

Porém , para o ocultismo o sapo tem um significado muito mais amplo .

Ele é o animal mais usado em feitiçaria . Suas lendas urbanas abrangem os contos de fadas até as histórias mais macabras .

O sapo é um animal interessante desde o seu nascimento : quando ele é um girino vive na água , depois ele se transforma pouco a pouco até ganhar o aspecto adulto e se tornar um animal terrestre , mas que gosta de ficar em ambientes úmidos .

Os batráquios possuem diversas lendas urbanas , veremos algumas abaixo .



Boca do Sapo Amarrada



O feitiço mais conhecido envolvendo os batráquios é o da boca do sapo amarrada .

Antigamente , quando uma pessoa procurava uma feiticeira para se vingar do seu inimigo , o principal trabalho que a bruxa fazia era o de colocar a foto da vítima dentro de um sapo e depois costurar a boca deste animal .

Assim , a vítima morria de inanição , ou seja , ela perdia a vontade de comer , ia emagrecendo , pegava anorexia e falecia .

Porém , há uma lenda urbana muito interessante sobre isto , que fala sobre uma modelo que fez este feitiço contra ela mesma só para emagrecer :

Milena era uma linda adolescente que sonhava em ser modelo .

Ela era alta e magra , porém na agência em que trabalhava , a sua chefe a ordenou que fizesse um regime duro para emagrecer mais cinco quilos .

A garota fez regime e exercícios , porém não conseguiu emagrecer os quilos pedidos e começou a se desesperar .

Um certo dia , ela escutou pela metade a sua avó comentando sobre o feitiço do sapo da boca amarrada , que fazia a vítima emagrecer .

Porém , a garota não escutou até a parte em que sua avó afirmava que a vítima falecia de inanição .

Então a manequim pensou que se o feitiço fazia a vítima emagrecer , poderia fazer com que ela emagrecesse também .

Assim Milena pegou um sapo , colocou sua foto dentro da boca do bicho e costurou a boca do animal .

Desta maneira , a moça conseguiu emagrecer os quilos exigidos pela sua chefe .

Porém , dia após dia ela não parava de emagrecer .

Até que ela ficou só pele e osso . Preocupada , a modelo foi ao médico , constatou que estava com anemia profunda e inanição .

Sete dias depois desta consulta Milena faleceu .

Um dia depois da morte da moça , sua avó achou um sapo muito gordo com a boca amarrada no quintal . Quando a idosa , abriu a boca do sapo , ela viu uma foto deformada da sua neta .



Perereca do Amor

Outra lenda urbana envolvendo os batráquios é a da perereca do amor .

Um feitiço muito antigo diz que uma das magias para conquistar um homem é caçar uma perereca , colocar a foto do rapaz dentro dela , com um pouco de mel e costurar a boca do animal com um fio vermelho .

Segundo este mesmo feitiço , para ter uma eterna sorte no amor é preciso criar uma perereca de estimação .

Porém , quando esta perereca falece , a mulher não deve enterra – la em qualquer lugar , pois se isto acontecer ela perderá toda a magia do amor . Para que isto não aconteça , esta perereca mágica deve ser enterrada num cemitério de seres humanos .

O mais curioso é que existe uma lenda urbana muito curiosa sobre isto :

Dalva criava uma perereca de estimação para dar sorte no amor .

Um certo dia este animal morreu e para não perder a sorte amorosa , ela deveria enterrar o bicho em um cemitério de gente .

A moça não tinha carro e seu dinheiro só dava para pegar o transporte coletivo .

Então , ela entrou no ônibus e disse ao motorista para que não estranhasse o cheiro que saia do pacote que carregava , pois ela tinha que enterrar a sua perereca de estimação no cemitério municipal , para que sua sorte não fosse embora .

O motorista deixou a donzela entrar com o seu estranho pacote .

Porém , na metade da viagem o bichinho morto começou a feder . Então , num sinaleiro o motorista disse :

- A moça que estiver com a perereca fedida , peço por favor , que deixe este ônibus .

Naquele ponto , desceram dez mulheres .



Venenos dos Sapos e Outros Batráquios

A lenda diz que alguns sapos possuem venenos misteriosos , que são capazes de deixarem uma pessoa cega .

Existem sapos que quando espirram seu veneno na pele de um humano , naquele mesmo local surge uma espécie de tatuagem em forma de batráquio .

Uma outra lenda fala que uma certa rã , mais conhecida como bangô , possui um veneno medicinal , capaz de curar até a AIDS .

No Brasil , existe um curandeiro que viaja de cidade em cidade aplicando o veneno da bangô em pessoas doentes .

Este curandeiro afirma que no começo do tratamento , os pacientes ficam com febre e delírios . Mas , depois ficam totalmente curados de diversas doenças .



Sapo Que Vira Príncipe



Em alguns contos de fadas , existem sapos que viram príncipes .

Estas histórias são resultados de contos que surgiram na Idade Média pela superstição que este animal carregava .

Algumas lendas dizem que as bruxas daquela época tinham o poder de transformar príncipes em sapos e só o beijo de uma princesa , neste animal , poderia desfazer o feitiço .

Naquela época havia uma tradição que acreditava que os reis e príncipes representavam o poder divino , ou seja , o poder de Deus e que por isto existiam bruxas diabólicas preocupadas em acabar com eles e por isto estas feiticeiras desenvolveram feitiços capazes de transformarem os príncipes em sapos .

Batráquios Cantores



Alguns sapos têm vozes tão misteriosas , que alguns são capazes de imitar barulhos de instrumentos musicais e vozes de cantores de óperas .

Existe uma lenda muito interessante sobre isto :

Há centenas de anos atrás , os batráquios não sabiam cantar .

Um certo dia , um grupo teatral formado por cantores , músicos e atores veio se apresentar numa misteriosa vila , onde morava a bruxa Márcia , que odiava quando falavam mal de feiticeiros e bruxas .

Naquele dia , este grupo de artistas apresentou uma peça que desmoralizava bruxas e feiticeiros . Márcia assistiu a tudo e planejou uma vingança contra aqueles artistas .

Á noite , ela mandou comida para o acampamento dos atores , músicos e cantores da peça . Porém , naqueles alimentos havia um feitiço que transformou todos os artistas em batráquios .

Porém , as suas vozes talentosas continuavam nestes bichos .

Por isto , até hoje existem batráquios com belíssimas vozes .

E você , leitor conhece alguma lenda sobre batráquios ?

Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui