Usina de Letras
Usina de Letras
317 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre Pombas - Giras -- 29/01/2006 - 14:37 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre Pombas – Giras



Se há uma entidade de Umbanda que sempre me chamou a atenção foi a pomba – gira , uma mulher que se veste de vermelho , gosta de bebida , dá gargalhadas e faz trabalhos de amarrações amorosas .

Sempre pensei que a pomba – gira fosse um espírito de uma meretriz . Mas , depois me falaram que existem várias pombas – gira e que nem todas foram mulheres da vida . Também me esclareceram que cada uma delas tem uma lenda diferente .

Veremos algumas destas lendas abaixo :



Pomba – Gira Maria Padilha



Há muitos séculos atrás Maria Padilha foi amante de um rei .

Ele a conheceu numa casa de meretrício e se apaixonou por ela .

Quando ele estava para se casar com a noiva que sua família escolheu , a Maria Padilha jogou um feitiço contra ela .

A lenda diz que quando seus irmãos fizeram planos para matar o seu amado rei , Maria Padilha descobriu , expulsou todos do reino e matou alguns .



Pomba – Gira Cigana



Há séculos atrás os ciganos eram perseguidos pela Inquisição .

Naquela época nasceu a cigana Sandra Rosa , que curava os doentes , lia cartas de tarô e incorporava os mortos com seus poderes paranormais .

Por isto , ela não escapou da Santa Inquisição .

Dizem que seu espírito , também , incorpora nos terreiros de Umbanda .



Pomba - Gira da Praia



Era esposa de um pescador e sempre que podia lutava contra os pobres e oprimidos .



Pomba – Gira Menina



Esta foi um menina que foi morta pela sua madastra aos doze anos de idade .

Ela protege as crianças contra as pessoas mal intencionadas .



Pomba – Gira Maria Mulambo ou Maria Malumbo



Esta moça foi abandonada nas ruas quando ainda era criança .

Tornou – se mendiga por muito tempo e por causa da fome foi obrigada a se prostituir .



Pomba – Gira Maria Caveira



Esta mulher já na sua infância incorporava espírito de pessoas mortas .

Sua alma vaga pelos cemitérios .

A lenda diz que ás vezes , quando uma pessoa começa a rir sem motivo num velório ou num sepultamento é porque ela está possuída pela Maria Caveira .



Pomba – Gira das Sete Saias

Assim como Sandra a pomba – gira das sete saias , também , foi uma cigana com poderes sobrenaturais .

Ela gostava de usar babados com as cores do arco – íris .



Pomba – Gira Poetisa



Esta moça desejando levar uma vida normal foi obrigada pelos seus pais a morar num convento .

Lá , descobriram que era tinha poderes sobrenaturais e por isto a submeteram às piores torturas .

Foi escrevendo que ela descobriu seu próprio consolo .

Seu espírito baixa em escritoras .



Pomba – Gira da Dança do Ventre



Foi uma das esposas de um sultão muito rico .

Porém , quando ficou doente foi abandonada por ele .

Ela conhece os segredos da dança do ventre .



Pomba – Gira da Encruzilhada



É esposa de uma entidade chamada Capa Preta e está presente em todas as encruzilhadas .



Estas são as lendas das diversas pombas – gira .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui