Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre Carnaval -- 04/02/2006 - 14:24 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre Carnaval



Carnaval é o período de três dias de folia que precedem a Quarta – Feira de Cinzas .

A palavra Carnaval em latim quer dizer muita carne . Esta festa existe desde a Idade Média e era um período onde as pessoas comiam carne à vontade , pois como manda a tradição na Quaresma não se deve comer carne vermelha nem nas quartas e nem nas sextas .

Há uma lenda que diz que , no Carnaval , os espíritos mais mundanos que estão no inferno , ganham uma certa indulgência e se libertam .Então , eles vêm para a Terra e encostam nos humanos mais fracos aos pecados da carne .

Existem outras lendas sobre o Carnaval , iremos vê – las abaixo :



O Espírito do Bonequeiro de Carnaval



José morava no Nordeste e vivia de confeccionar bonecos gigantes .

Todo o Carnaval ele fazia bonecos enormes para desfilarem nos blocos . Mas , José não era apenas um artesão , ele gostava de desfilar vestido de boneco gigante também .

Sempre três meses antes do Carnaval , os integrantes do bloco decidiam o boneco gigante que eles iam encarnar no Carnaval .

Em meados dos anos oitenta , um dos integrantes do bloco era Severino , que estava jurado de morte pelo ex – marido da sua atual esposa .

Severino ficou de desfilar fantasiado do pesado boneco Bruxo , mas devido a um sério problema de coluna , este moço pediu para trocar de boneco com José , que iria encarnar o boneco do Homem das Cavernas , que era muito mais leve .

José aceitou a proposta e entrou dentro do boneco Bruxo .

Porém , durante a apresentação do bloco nas ruas da cidade , alguém vestido com um boneco que representava a Carmem Miranda se aproximou do boneco Bruxo , deu um tiro e José que estava dentro do artefato faleceu .

O bonequeiro foi enterrado numa Quarta – Feira de cinzas e seu boneco Bruxo foi enterrado junto com ele .

No Carnaval do ano seguinte , algo estranho aconteceu : no meio da apresentação do bloco , apareceu um boneco Bruxo igualzinho ao feito pelo bonequeiro falecido . No começo , o povo estranhou . Pois o único boneco bruxo que havia na cidade estava enterrado no mesmo túmulo que José . Depois , no meio da folia , o povo nem ligou . Porém este boneco se aproximou da boneca cigana , onde estava Júlia , a ex – namorada de José e disse :

- Obrigada , Júlia !

- Obrigada por ser fiel a mim , mesmo depois da minha morte .

- Vi lá de cima que o Flávio deu em cima de você e você disse que ainda me amava .

- Saiba que eu ainda lhe amo muito !

Então , Júlia sem entender exatamente o que estava acontecendo , se emocionou e saiu do bloco .

Após a festa , ela contou à família de José o tudo o que tinha acontecido . Assim , a família do rapaz foi até o seu túmulo e viu o boneco Bruxo em cima dele .



Mulher da Meia – Noite e Homem do Meio – Dia

Tem uma lenda nordestina que é assim :

Havia um casal que se amava muito . Mas uma bruxa jogou um feitiço nestas duas pessoas para que elas nunca pudessem se encontrar : a mulher só ficaria visível à meia – noite e o homem só apareceria ao meio – dia . Porém eles só poderiam se encontrar numa terça – feira de Carnaval .

Baseados nesta lenda , surgiram os bonecos da Mulher da Meia – Noite e do Homem – do – Meio – Dia , que sempre se encontram no Carnaval do Nordeste .



Carnaval da Comédia Italiana



O Carnaval medieval italiano tem três personagens importantes : o Pierrô , o Arlequim e a Columbina . Todos eles possuem significados místicos .

A Columbina é uma adolescente linda e fútil , vestida de bailarina , que simboliza a Terra .

O Arlequim é um rapaz vestido de palhaço que simboliza o diabo . Seu objetivo é seduzir a Columbina para estragar a sua vida e larga – la na rua da amargura depois . Assim , como o demônio que tenta seduzir a Terra com os prazeres carnais .

O Pierrô é um rapaz com traços andróginos , que simboliza o anjo do bem . Ele tenta salvar a Columbina da sedução do Arlequim .



Fantasia Chamada Máscara Bauta



Existe uma lenda carnavalesca que fala sobre a mística fantasia chamada Máscara Bauta .

Os elementos desta fantasia masculina são : calças de couro , botas , chicote , chapéu , capa e uma máscara com formato de bico dourado de pássaro .

Dizem que este traje era usado em rituais de uma seita secreta e se tornou fantasia de carnaval por um ex – membro rebelado .

A lenda fala que a pessoa que vestir este traje na época do Carnaval poderá ter poderes sobrenaturais durante este período .

E você , leitor , conhece mais lendas de Carnaval ?

Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui