Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os brasilienses, a corrupção e você -- 21/03/2006 - 12:45 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brasília é a capital brasileira mais noticiada nos meios de comunicação. Algumas capitais são divulgadas pelas belezas naturais, outras pelas festas culturais, outras ainda pelos monumentos históricos. Existem também aquelas lembradas pela atividade comercial. Enfim, cada capital tem a sua particularidade, o seu orgulho, o seu produto para mostrar ao mundo. Brasília destaca-se por ser a última capital do país, pela arquitetura arrojada e, claro, pela política. E é sobre isso que tratam estas linhas.



São comuns as notícias vindas de Brasília sobre passeatas de várias categorias profissionais, de estudantes e de empresários. Aqui, até os políticos fazem passeatas.



Brasília é conhecida também por abrigar os políticos de todo o país, e ela fica mais evidente quando um desses figurões é pego em falcatruas, ilicitudes, corrupção...



Quem mora ou trabalha nas proximidades da Esplanada dos Ministérios está acostumado a ter que desviar o caminho por causa das manifestações, quer sejam culturais, quer sejam reivindicações por melhores salários, moradia, emprego etc. Só ainda não vimos passeata por melhorias na educação.



Agora, é de doer quando viajamos pelo país e, ao dizermos que somos de Brasília, somos confundidos com os políticos corruptos que ocupam a Esplanada dos Ministérios. Mesmo os funcionários que trabalham com tais políticos não têm o porquê de levar a fama de corruptos, ainda mais os que sequer trabalham com eles, tais como os comerciários, os bancários e os professores. E tem mais, em Brasília ou se é funcionário público ou comerciário.

Então, quando você receber um brasiliense, lembre-se de que se trata de um turista que foi apreciar e desfrutar as coisas boas da sua cidade e a sua companhia.



Também não se esqueça de, antes de duvidar da honestidade de um brasiliense, observar se o político de sua cidade, aquele em quem você confiou o seu voto, não foi à Brasília apenas para macular o nome da cidade.



Saiba você que, até este ano de 2006, nem os deputados distritais, que são os legítimos representantes dos brasilienses, são nascidos em Brasília. A cidade apenas os acolheu quando pediram abrigo. Vale lembrar que, até o momento, o Brasil não teve sequer um ministro ou um dos dirigentes dos Três Poderes que fosse brasiliense.



Por fim, não se esqueça de que votando num mal político você está contribuindo para denegrir a imagem da capital do nosso país e da sua cidade. Do fundo do coração, você deseja isso?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui