Usina de Letras
Usina de Letras
273 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dick Vigarista X Capitão Guapo X Distúrbio Bipolar -- 25/03/2006 - 19:25 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dick Vigarista X Capitão Guapo X Distúrbio Bipolar



Distúrbio Bipolar é um problema neurológico em que a pessoa tem variações de humor que passam da euforia à depressão . Mas quando o estágio é mais grave a pessoa pode passar de uma fase dócil para uma rebelde sem motivo aparente , podendo resultar em surtos violentos e arriscados , tanto que sérias pesquisas neurológicas em presídios constataram que 60 % dos assassinos possuem o distúrbio bipolar em seu estágio mais avançado . Porém , isto não quer dizer que todo o portador desta enfermidade vire um assassino e é aí onde o meio ambiente pode ajudar ou prejudicar .

Em minhas pesquisas científicas sempre procurei comparar a Ciência com a Arte e notei que há um personagem de desenho animado que expressa as transformações mais profundas de um paciente com transtorno bipolar .

Muita gente se lembra do desenho chamado Corrida Maluca , em que havia um personagem chamado Capitão Guapo que era bom , gentil , solidário , bonito , eufórico , galanteador e como animal de estimação tinha um gato persa chamado Branquinho . Porém o Capitão Guapo se transformava no Dick Vigarista que era mau , feio , depressivo e tinha como animal de estimação o vira – lata Rabugento , que sempre dava aquela famosa risadinha cínica . Afinal , o Dick Vigarista era o vilão da história que sempre tentava sabotar a corrida maluca . Mas , sem motivo nenhum , ele se transformava novamente no Capitão Guapo e resolvia desmanchar toda a sabotagem que o Dick Vigarista tinha feito .

Aqui notamos que o Capitão Guapo não era uma pessoa falsa porque se ele , realmente , fosse mentiroso ajudaria as pessoas , como sempre , e , ainda com a fisionomia de Capitão Guapo , iria tentar prejudica – las por trás , sem socorre – las depois .

Neste caso o Capitão Guapo e o Dick Vigarista formam o retrato de uma pessoa com distúrbio bipolar . A fase depressiva e má é o Dick Vigarista , pois é nestas horas que o paciente sente inveja , sentimentos de vingança e tenta sabotar seus “inimigos” ao redor . Porém , quando chega o sentimento de euforia e alegria surge o Capitão Guapo com vontade de socorrer e ajudar as pessoas , destruindo as maldades que o Dick Vigarista deixou . Porque , geralmente , quando um paciente com distúrbio bipolar prejudica alguém em sua fase depressiva , ele se arrepende muito depois e quando surge a sua fase eufórica , a pessoa faz tudo para consertar os erros .

Anos mais tarde , os criadores deste desenho animado confessaram numa revista de Psicologia que , também , sofriam de distúrbio bipolar .

Leitor , e nesta sua corrida maluca da vida , quem aparece mais : é o Dick Vigarista ou o Capitão Guapo ?

Lembre – se que sempre vence aquele que você oferecer mais combustível .

Luciana do Rocio Mallon







Comentarios

Milton Alves Furquim  - 11/06/2023

Sensacional!
No mundo de hoje há muitos Dick Vigarista

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui