Usina de Letras
Usina de Letras
389 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre a Novela Explode Coração -- 26/03/2006 - 06:28 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre a Novela Explode Coração



Explode Coração foi uma novela de 1995 , escrita por Glória Perez , apresentada pela Rede Globo e tendo ciganos como o tema principal .

Porém , interessantes mesmo são as lendas urbanas que giram em torno desta novela até hoje . Veremos algumas delas abaixo :



Enredo :



A novela conta a história de Dara , uma cigana rebelde que faz faculdade escondido dos pais , se nega a casar com o seu noivo Igor e possui um romance com o empresário Júlio Falcão , que começou no mundo virtual .



A Fonte de Inspiração



Diz a lenda que depois que Glória Perez assistiu ao espetáculo Carmem , ela pediu para conversar com a atriz principal chamada Niffer .

Então , depois de muita conversa a cigana Niffer perguntou :

- Você pensa que os ciganos só moram em caravanas , né ?

- Você quer conhecer ciganos ricos ?

Assim , Niffer levou a autora num apartamento luxuoso na Avenida Atlântida . Lá , ela viu que a filha dos ciganos fazia faculdade contra a vontade dos pais , ia se casar com um outro cigano que nunca conheceu e morava na Europa .

Diz a lenda que foi neste instante que Glória Perez criou a personagem Dara .

Porém , isto é só lenda .

Na realidade , falam que com a audiência de personagens ciganos na novela Pedra Sobre Pedra , a rede Globo encomendou para os autores uma novela com ciganos .



Cigana Mirian Stanescon



Mirian Stanescon é considerada a Rainha dos Ciganos no Brasil .

Glória Perez interessada em pesquisar sobre ciganos para sua novela acabou conhecendo Mirian .

Dizem que a imagem da Santa Sara Kali , protetora dos ciganos , que aparece na novela pertencia à Mirian .Também falam que Glória emprestou livros desta cigana que falava do seu povo , de magia cigana e que por isto a novela foi baseada nestes livros .

A lenda conta que depois da cena em que Dara tem relações sexuais com o empresário Júlio Falcão , Mirian Stanescon brigou com Glória Perez , a processou por deturpar a cultura cigana e fez feitiços para a autora .

Coincidentemente , depois deste atrito , o IBOPE da novela começou a baixar e alguns atores ficaram doentes .



Crianças Desaparecidas



Foi nesta novela que começou uma campanha para encontrar crianças desaparecidas .

A personagem Odaísa tem seu filho desaparecido e no final da novela , a autora colocou depoimentos e pedidos de mães com os mesmos problemas .



Sarita

O ator Floriano Peixoto fez o papel do homossexual Sarita , que não agradou os próprios gays porque foi considerado uma caricatura mal feita .



Cigano Igor

O ator que fez o cigano Igor recebeu muitas críticas negativas e provou que a lenda : rosto bonito e pouco talento existe .



Dança Cigana e Leitura de Tarô



A abertura desta novela era muito bonita , pois tinha uma apresentação de dança cigana .

Dizem que quando esta novela foi ao ar , aumentaram as matrículas para cursos de Dança Cigana , Dança Flamenca e Leitura de Tarô .



Feitiços e Magias



Como já foi comentado acima , a lenda diz que alguns ciganos ficaram revoltados com a novela e fizeram feitiços contra todo o elenco .

Alguns atores viram espíritos nos camarins e nos estúdios de filmagens , o que causou um furor na época .



Apesar de muitas lendas , a novela Explode Coração marcou uma época e encantou gerações .

Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui