Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Carimbamba -- 31/05/2018 - 13:55 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Maryula ouviu a carimbamba cantar: “amanhã eu vou... amanhã eu vou...amanhã eu vou... amanhã eu vou.” Curiosa, a menina adentrou a mata, e ao pisar o junco, na beira do brejo, a vegetação se abriu e a lagoa encantada apareceu. Maryula não voltou para casa. E até hoje, corre o boato, que uma velha encurvada, grasna, em noites de lua cheia, na lagoa que não é mais encantada. 

— A  menina se transformou numa velhinha mesmo, vovó?
— A velhinha faz parte da técnica utilizada pelo autor. Nas lendas e histórias infantis, as personagens não crescem, não envelhecem e não morrem. Até saem dos livros de ficção, e vão morar no mundo real. 

Personagens  saem dos livros  como as esculturas de protagonistas do cristianismo, que vó retirava do oratório e levava para o presépio. As imagens iam adorar o Menino santo, em uma gruta improvisada no canto da sala.  Era tão real. A vida, enfim,  é uma representação da realidade desconhecida. Certamente, muitas vidas se perderam, outras enveredaram atalhos à procura do tesouro perdido. Mas, nunca encontraram a Ilha do Tesouro. Nunca encontraram. 

— Se a ilha existe, hei de encontrá-la — disse a menina.

E navegou no mar da ideias. Sofreu angústia e medo, ao tecer com fios de aranha o enredo da obra que escrevia. Acudiu-lhe, no entanto,  o Bruxo do Cosme Velho, sugerindo que começasse a peça  pelo fim. Entrasse logo no ápice, e atingisse a culminância nos primeiros momentos: “Deve-se contar  tudo no primeiro ato...” Ravenala discordou. Preferiu abrir a torneira e soltar água aos poucos, para que uma formiga não fosse arrastada pelo tsunami e a história terminasse ali. Ela entendeu que deve tecer a ficção com fiapos da realidade. Por isso, quase tudo que contava para Maria Emília, era verdade: ou aconteceu, ou vai acontecer. Pois,  a ficção avança os muros da realidade ou a realidade penetra o labirinto da ficção e já não se sabe mais onde termina uma e começa a outra. Enfim, o que hoje é ficção, amanhã pode ser realidade.
***
Adalberto Lima, trecho de "Estrada sem fim...)
Adalberto Lima, Foto do Monumento da lenda do Piauí, Cabeça de Cuia.
Contato com o autor: adalbertolimapoetadedeus@gmail.com
Adalberto Lima
Enviado por Adalberto Lima em 31/05/2018
Código do texto: T6351638 
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui