Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4739)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->O LADO PERNICIOSO DAS REDES SOCIAIS -- 20/06/2016 - 17:15 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O advento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens podem até dar a sensação de que são capazes de aproximar as pessoas, já que através deles temos facilidade de entrar em contato com qualquer pessoa, fazer novas amizades, trocar ideias, opiniões e jogar conversa fora, o que fatalmente não faríamos através de outro meio de comunicação, como o telefone por exemplo. Um número incontável de pessoas reencontram amigos de infância, colegas de escola e até entes queridos que julgavam não mais reencontrar, pois haviam perdido o seu paradeiro. Neste ponto, as redes sociais prestaram um grande e importante serviço. Da mesma forma, os aplicativos de mensagens instantânea permitiram que as pessoas se aproximassem mais, uma vez que os custos para essa troca de mensagens é pequeno, custo esse que tornaria inviável e desestimularia a mesma aproximação através do telefone, principalmente se levarmos em conta que, muitas vezes, essas pessoas estão em outra cidade e muito distante de nós, tornando as ligações telefônicas caras. Quanto a isso não há dúvida dos benefícios das redes sociais e desses aplicativos. Mas há um outro lado. E aí é que está todo o problema! Esses modernos meios de comunicação e interação não são capazes de reproduzir aquilo que uma ligação telefônica e, principalmente, o contato olho a olho faz: sentir de fato a proximidade, o calor, a intimidade e o estado emocional dos interlocutores. Através do telefone, o outro, ao ouvir nossa voz, é capaz de perceber certas emoções, as quais, ao reagirem no subconsciente, o leva a deduzir o que estamos sentindo. Mesmo que procuramos ocultar o que se passa conosco, fica difícil negar quando algo não vai bem, pois nossa voz nos trai. Isso não acontece por exemplo com os aplicativos de mensagens instantâneas, pois a troca de mensagens, mesma aquelas onde a pessoa confessa seu estado emocional, ocorre de forma impessoal e nosso cérebro reage de forma diferente, ao ler uma palavra, daquela produzida pela mesma palavra, a qual acompanha a voz do interlocutor. Quando a pessoa nos diz o que se passa consigo, suas emoções acompanham sua voz, mas quando ela escreve essas mesmas palavras, o cérebro tem dificuldade bem maior em compreender aquelas emoções, pois ele foi acostumado desde o nascimento a conhecer nossas emoções através da expressão visual e auditiva. De forma que as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas tendem a afastar aqueles que estão muito próximos e os usam para se comunicar, exercendo um efeito daninho nas relações interpessoais, já que tendem a nos tornar mais impessoais e indiferentes ao que de fato ocorre no interior das pessoas, principalmente se levarmos em conta o vício causado por esses aplicativos. Ainda é cedo para avaliar quais modificações tais aplicativos provocarão nas gerações futuras, mas certamente teremos uma sociedade mais individualista, menos suscetível às reações emocionais, com mais dificuldades em lidar com tais emoções, mais indiferentes ao que ocorre com o outro. Talvez estejamos caminhando para uma sociedade onde as emoções, essa coisa que nos faz humanos, desaparecerão e venham inclusive a ser vista como um distúrbio, como algo a ser tratado, como em “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley. Mas tomara que eu esteja errado.


ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG



LEIA TAMBÉM:
INTELIGÊNCIA E GOSTO MUSICAL
A FALSA NOÇÃO DE QUE O HOMEM É BOM
UM VIR A SER TALVEZ
SANGRANDO ILUSÕES
E SE O MUNDO SEMPRE EXISTIU?
TODO QUE TENHO
O MAIOR EQUÍVOCO DA NATUREZA
ESSA FALSA LIBERDADE
O HOMEM QUE FRACASSA
SOBRE A LIBERDADE
POR TRÁS DA CARIDADE
O MAIOR ERRO DO SOCIALISMO
NA DOR ESTÁ A DISTINÇÃO ENTRE OS HOMENS
IMAGINAÇÃO E PRAZER
TEIA DE ARANHA
FARDO PESADO
APARÊNCIAS
EU VAGUEIO PELA VIDA
DIVAGANDO EM ALTO MAR
UM INIMIGO CRUEL
PENSAMENTOS TENPESTUOSOS(2)
O TOTALITARISMO E A CRIATIVIDADE
UM SONHO DISTANTE
TALVEZ A VIDA SEJA ASSIM
UM SIM À VIDA

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui