Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Retrato de Dorian Gray X Outros Quadros Macabros -- 15/04/2006 - 17:33 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Retrato de Dorian Gray X Outros Quadros Macabros



O dicionário define a palavra retrato como : a representação de alguém pela pintura .

Mas para muitos místicos a palavra retrato tem um significado muito mais profundo .

Para alguns psicólogos , um pintor nunca faz uma representação fiel de alguém quando pinta um retrato desta pessoa . Pois o artista sempre deixa a sua marca inconsciente no quadro , o que realmente pode representar o seu sentimento por esta pessoa .

Em algumas religiões , o retrato de alguém é algo tão profundo , que chega a ser proibido .

Lendas macabras sobre quadros costumam ser comuns , veremos algumas abaixo :



Quadro das Crianças Chorando



Há uma lenda que diz que este pintor entrou para uma seita satânica e fez um pacto com o diabo , onde matou crianças e depois as pintou .

Estes retratos de crianças chorando estão repletas de mensagens subliminares .



Quadro Azul e Rosa de Renoir



O pintor Renoir foi contratado por um nobre para pintar suas duas filhas . Então ele pintou estas duas meninas : a loira estava com um vestido branco junto com um laço e cinta azuis . Já , a morena estava com vestido branco também , mas laço e cinta rosas . A loira parece segura para enfrentar o suposto perigo que vê em sua frente . Já a morena , olha com medo e faz uma expressão de quem irá chorar . No fundo do ambiente há uma figura vermelha , que se assemelha a um dragão , todo o ambiente é macabro e escuro . Tanto que o nobre que encomendou este retrato , a primeira vista não gostou da obra .



Mulher Adormecida no Paraíso



Existe um quadro em que uma mulher robusta está adormecida no Paraíso , com sua camisola lilás , bem no jardim do Éden e anjos enfeitam o ambiente com flores para surpreende – la quando ela acordar .

A lenda diz que o pintor que fez o retrato desta mulher era seu marido . Mas ele a matou antes e depois pintou o retrato dela chegando ao céu .



Em Algum Lugar do Passado



No filme Em Algum Lugar do Passado , o protagonista se apaixona pela moça de um retrato , que tinha vivido no século anterior ao seu . Para voltar no tempo e conhece – la , ele faz um estranho ritual .



O Retrato de Dorian Gray



O Retrato de Dorian Gray é um romance , escrito no século dezenove pelo escritor Oscar Wilde . A história é a seguinte : o pintor e bruxo Basil escolhe o jovem Dorian para fazer um retrato . O moço aceita a proposta , mas no meio disto tudo , ele faz um pacto com o diabo para nunca envelhecer na vida real , mas somente naquele retrato e este feitiço durará enquanto ele usar um mágico anel . O tempo vai passando e o retrato vai ficando feio , então Dorian resolve esconder o quadro no sóton .

Algumas pessoas da época afirmaram que este conto era real e Dorian seria o pseudônimo de um amigo muito íntimo de Oscar Wilde . É lógico que isto nunca passou de uma lenda .

Hoje em dia falam , que o pintor que fez o quadro das crianças chorando se inspirou no livro O Retrato de Dorian Gray .

Ninguém sabe se isto é realmente verdade , mas entre os quadros das crianças chorando e o Retrato de Dorian Gray há muitos pontos semelhantes , entre eles o satanismo e as mudanças de fisionomias dos retratos .

Aqui podemos concluir que pintar o retrato de uma pessoa além de uma ação artística é acima de tudo um ato sobrenatural . Pois o artista sempre demonstra , mesmo inconscientemente , o que pensa da pessoa que é o seu modelo . Além de refletir o seu estado espiritual .

Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui