Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->A VOLTA DO REGIME MILITAR -- 01/06/2018 - 00:12 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A insanidade com que se pediu a volta do Regime Militar durante a greve dos caminhoneiros me faz desacreditar um pouco mais no ser humano. Eu me pergunto: que pessoas são essas? O que se passa por tais cabeças? Mas não encontro uma resposta plausível. Quem em sã consciência insiste em protestar com uma bandeira dessas? Talvez a insanidade não seja exatamente a palavra correta para classificá-las. Talvez a falta de inteligência e discernimento seja a melhor definição. Só o fato de se apoiar a greve dos caminhoneiros (uma greve legítima e com reivindicações mais do que justas diga-se de passagem) e ainda por cima saírem à rua já é uma contradição absurda. Será que não sabem que, se vivêssemos num Regime Militar, não haveria greves e menos ainda liberdade de expressão? Será que essas pessoas não percebem que só houve greve e que elas saíram (e ainda saem) à rua para pedir a volta dos militares ao poder porque vivemos numa democracia e sob um governo civil, onde todos os direitos são assegurados pela Constituição? Será que não se dão conta de que estão cuspindo no prato que comem? Pois devem ser (pelo menos em parte) como aquelas que berram aos quatro ventos contra a corrupção mas não perdem a oportunidade de chegar num vereador e pedir para que ele consiga um vaga na creche, um remédio de graça no posto de saúde, um favorzinho aqui outro ali. Talvez o problema de muitos nem seja a falta de inteligência, mais a falta de conhecimento sobre o que é viver num regime de exceção. O Brasil saiu da Ditadura Militar há mais de 30 anos, portanto pessoas com menos de 40 anos não vivenciou e não sentiu na pele esse período. Daí não saberem o que é estar sob tais condições. Elas até ouvem falar acerca dos horrores cometidos pelo Regime, mas isso não lhes provoca nenhuma sensação, apenas indiferença; ainda mais que vivemos uma época onde o egoísmo e a indiferença com o sofrimento alheio é a marca principal. Além do mais, as pessoas (não sei por quais motivos) têm a falsa ideia de que durante o Regime Militar não havia corrupção e tudo era mil maravilhas. Quanta ingenuidade! Os regimes ditatoriais são exatamente os mais corruptos, já que qualquer tentativa de denúncia é imediatamente silenciada. E não é só isso: O Brasil passou durante os anos 80 e começo dos anos 90 a maior inflação de sua história, cujo aumento começou justamente no fim dos anos 70, durante o Regime Militar (chegou a 70% em um único mês), e por quê? Porque os governos militares fizeram merda nos anos 70, elevando a dívida a valores impagáveis e emitindo dinheiro para financiá-la. Eu acredito que os apoiadores da Volta dos Militares ao poder não sabem disso. Não, não sabem e nem procuram saber. São ingênuos e desinformados demais. Talvez o que essas pessoas precisam não é da volta de Regime Militar, mas de um pouco mais de educação e cidadania. É isso que está faltando.


ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG



LEIA TAMBÉM:
A INTERNET E A MANIPULAÇÃO DAS MASSAS
O LADO PERNICIOSO DAS REDES SOCIAIS
INTELIGÊNCIA E GOSTO MUSICAL
A FALSA NOÇÃO DE QUE O HOMEM É BOM
UM VIR A SER TALVEZ
SANGRANDO ILUSÕES
E SE O MUNDO SEMPRE EXISTIU?
TODO QUE TENHO
O MAIOR EQUÍVOCO DA NATUREZA
ESSA FALSA LIBERDADE
O HOMEM QUE FRACASSA
SOBRE A LIBERDADE
POR TRÁS DA CARIDADE
O MAIOR ERRO DO SOCIALISMO
NA DOR ESTÁ A DISTINÇÃO ENTRE OS HOMENS
IMAGINAÇÃO E PRAZER
TEIA DE ARANHA
FARDO PESADO
APARÊNCIAS
EU VAGUEIO PELA VIDA
DIVAGANDO EM ALTO MAR
UM INIMIGO CRUEL
PENSAMENTOS TENPESTUOSOS(2)
O TOTALITARISMO E A CRIATIVIDADE
UM SONHO DISTANTE
TALVEZ A VIDA SEJA ASSIM

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui